Leicester anuncia Dean Smith como técnico para evitar rebaixamento

Dean Smith, novo técnico do Leicester
Divulgação/Leicester

Na desesperada tentativa de escapar da zona de rebaixamento, o Leicester confirmou a contratação do técnico Dean Smith nesta segunda-feira (10). A princípio, o contrato com o treinador tem vínculo até o fim da temporada e a missão de Smith é clara: fazer com que os Foxes voltem a vencer após dois meses de resultados negativos e não dispute a Championship na próxima temporada.

Aos 52 anos, Dean Smith terá no Leicester apenas o quinto clube que trabalha como técnico. Sua carreira como treinador começou como coordenador nas categorias de base do Walsall entre julho de 2009 a janeiro de 2011, quando foi promovido a treinador da equipe principal. Após quase quatro anos de trabalho, aceitou proposta do Brentford. Depois de três anos no clube de Londres, foi contratado pelo Aston Villa, onde teve seu nome conhecido no futebol nacional e internacional. Após sua saída em 2021, ficou apenas uma semana sem emprego e treinou o Norwich. Foi demitido no fim de 2022 e estava sem clube. Ao longo de sua carreira profissional, esteve à beira do gramado em 597 jogos, com 215 vitórias, 163 empates e 219 derrotas.

Serão oito jogos para definir o futuro do Leicester. Junto com Dean Smith, chegam como auxiliares John Terry e Craig Shakespeare. Enquanto Terry, ex-zagueiro do Chelsea e da Seleção da Inglaterra esteve com Dean no Aston Villa, Craig foi auxiliar de Claudio Ranieri no período mais glorioso do clube, quando saiu das possibilidades de rebaixamento ao título inglês em 2017. Smith se diz ciente da responsabilidade e do enorme desafio, mas sabe que o elenco é competente o suficiente para obter os resultados necessários para garantir a permanência na elite do futebol da Inglaterra.

“Realmente, estou muito feliz de ter a oportunidade de liderar o time durante essas semanas finais da temporada. O desafio imposto para nós é bem claro, mas é algo que eu e minha comissão técnica experimentou antes e, com a qualidade do elenco e o número de jogos restantes, é muito viável. Nosso primeiro trabalho é reconstruir a confiança na equipe e eu olho para frente para trabalhar com os jogadores nesta semana. Sábado será um grande teste, mas esse é o tipo de ocasião que lembra a todos nós o que significa ser um clube da Premier League, competindo nos maiores estágios contra os melhores jogadores do mundo. Eu sei que nós estaremos bem apoiados por nossos torcedores fora de casa. Nós temos que nos conectar com isso e dar a eles a performance que os façam sentir orgulhosos. Nós vamos lá positivos, à procura de pontos.”

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

O diretor do Leicester, o tailandês Aiyawatt Srivaddhanaprabha, citou as dificuldades obtidas ao longo da temporada, mas afirmou que a confiança de que Dean Smith fará um bom trabalho junto com o apoio da torcida irão resultar na permanência da equipe na primeira divisão, mesmo com alguns jogos de muita dificuldade até o final da temporada.

“Suas qualidades de liderança, treinamento e motivação serão recursos vitais para nós nos próximos oito jogos, enquanto lutamos para garantir nosso status na Premier League. Vivemos uma temporada desafiadora, mas não tenho dúvidas de que temos qualidade em nosso elenco para vencer este desafio. A experiência de Dean será a chave para desbloquear esse potencial, ajudando o time a redescobrir a confiança e canalizar o apoio dos nossos torcedores, que serão muito importantes durante os últimos oito jogos. O apoio da torcida tem sido a base de tudo o que foi conquistado nos últimos 13 anos e terá um papel fundamental mais uma vez em um crucial momento de nossa história. É uma luta que podemos vencer juntos. Peço que apoiem o time, que lutem com eles em cada objetivo e que os inspirem a criar um legado para este clube. Cada torcedor, jogador e todo o nosso estafe precisa apoiar o time e a nova comissão técnica. Juntos nós podemos encontrar o sucesso nessa temporada.”

Sem vencer desde o último dia 11 de fevereiro, quando goleou o Tottenham por 4 a 1, o Leicester segue com campanha bem abaixo, com sete derrotas e um empate nos últimos oito jogos, e ocupa a penúltima posição do Campeonato Inglês, com 25 pontos, dois atrás do Everton, primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Dean Smith irá comandar seu primeiro treinamento nesta terça-feira (11), em preparação ao próximo jogo da equipe, a ser disputado contra o Manchester City no Etihad Stadium, em Manchester/ING, às 13h30 do próximo sábado (15), pela 31ª rodada da Premier League.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo