Lorient confirma renovação contratual de Régis Le Bris e toda comissão técnica

Régis Le Bris, técnico do Lorient
Loïc Venance/AFP via Getty Images

Uma escolha caseira que deu certo e tem a esperança de um trabalho para ficar na história do Lorient. Com esse pensamento, o clube francês confirmou que o técnico Régis Le Bris e todos os atuais membros que integram a comissão técnica tiveram seus contratos renovados até 2027 como um sinal do bom trabalho feito à frente dos Merlus na atual temporada. O bom desempenho durante toda a Ligue 1, com a presença na parte superior da tabela de classificação, e as chances ainda existentes de disputarem uma competição europeia na próxima temporada são razões para a diretoria apostar suas fichas na trupe comandada por Le Bris.

A trajetória de Régis Le Bris no Lorient vem desde 2012, após uma curta passagem como jogador. Antes de chegar ao clube da Bretanha, foi técnico das categorias de base do Wasquehal e do Rennes. Ao chegar no Lorient, atuou como coordenador técnico das categorias inferiores do clube e, ao mesmo tempo, exerceu a função de treinador. Entre 2012 e 2015, assumiu o time Sunb-19. Entre 2015 e 2022, ficou à frente do Time B e ficou 150 jogos à beira do banco de reservas, com 58 vitórias, 52 empates e 40 derrotas.

Comissão técnica do Lorient
Divulgação/Lorient

Em 2022, após o fim da temporada, foi contratado pela direção para treinar a equipe principal sob a justificativa de saber os valores do clube e montar uma equipe com a filosofia de jogo condizente com o pensamento da diretoria e da torcida. No primeiro ano, a estratégia deu certo. Em 31 jogos disputados, são 14 vitórias, oito empates e nove derrotas. Os números, a depender do recorte, já são considerados históricos. O Lorient acumulou seis vitórias seguidas pela primeira vez no Campeonato Francês durante o turno e pode terminar a temporada com o melhor desempenho da história do clube na Ligue 1. Além disso, foi o primeiro técnico francês da história a somar 25 pontos nos dez primeiros jogos da carreira como técnico na competição nacional. Por tais razões, a diretoria optou pela extensão do contrato para toda a comissão técnica: o que iria inicialmente até 2025 irá até a metade de 2027, como explicou o presidente Loïc Féry.

“A contratação de Régis Le Bris no verão passado visava combinar identidade e prazer com desempenho. É um treinador ambicioso e moderno, que compreende o futebol de hoje e mede o apoio de nossos torcedores. Nós fomos recompensados pela escolha que nos permitiu viver grandes emoções através das partidas, com o firme sentimento de instalar uma filosofia. Para melhor implicação e desenvolvimento para procurar o melhor de cada um, Régis e sua equipe se projetam permanentemente no desejo de progresso individual e coletivo. Estou ansioso pelo fato de nós podermos continuar a construir com eles nos próximos anos. A classificação nos permite abordar a reta final com mais serenidade e eu espero que nós todos compartilhemos um fim de temporada sorridente e inesquecível do ponto de vista do ambiente no Moustoir e, evidentemente, dos resultados esportivos.”

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

Ao ser indagado sobre a renovação, o técnico fez questão de agradecer não apenas à confiança dos diretores na confiança e nas condições dadas para o trabalho, mas aos jogadores que permitem fazer um trabalho brilhante que pode ficar na história do clube por muito tempo, sem deixar de lado o apoio maciço dos torcedores do Lorient nos jogos como mandante e como visitante e citar as expectativas com a garantia, pelo menos em âmbito contratual, de que o trabalho será mais longo.

“O fato de se projetar a longo prazo no Lorient nos proporciona muita alegria e orgulho. Primeiramente, nós queremos relembrar a felicidade em trabalhar diariamente com o grupo profissional e acompanhar o progresso de cada jogador. De forma geral, o orgulho de participar da construção de um projeto de clube ambicioso e estruturado é muito forte. Apoiados na identidade e na história do Lorient, partilhamos uma dinâmica memorável com todos os colaboradores do clube. O trabalho árduo, os valores coletivos e a capacidade de acreditarmos para responder rapidamente aos novos desafios estão presentes em todos os níveis de nossa organização. Nós medimos nossa responsabilidade com todos os torcedores do Lorient. O apoio constante que nos beneficia em casa e fora é precioso e dá a nós no cotidiano uma energia formidável. As expectativas estão elevadas e nós estamos satisfeitos do trabalho realizado até o momento, mas nós sabemos pertinentemente que isso não é um limite. Coletivamente, não há limites fixados para nós. Este fim de temporada promete ser intenso, nós vamos doar tudo para que seja ainda mais emocionante.”

Junto com o técnico Régis Le Bris, tiveram os contratos estendidos até 30 de junho de 2027 os auxiliares Ingo Götze e Jean-Marie David; o preparador de goleiros Ronald Thomas; os preparadores físicos Pierre Bazin, Romaric Boch e Erwann Le Postec; além dos analistas e monitores de desempenho Tristan Delestrez e Baptiste Hermet. Com 44 pontos e na oitava colocação do Campeonato Francês, o Lorient tem chances de disputar uma vaga na Uefa Europa Conference League da próxima temporada, mas precisa tirar no mínimo seis pontos de diferença ao Rennes, quinto colocado. O próximo jogo do clube será o confronto direto contra o Lille na Decathlon Arena – Stade Pierre-Mauroy, em Villeneuve d’’Ascq, Lille Métropole/FRA, às 8h da manhã do próximo domingo (2), pela 29ª rodada da Ligue 1 2022-23.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo