O principal reforço do Corinthians no início da temporada, Luan foi contratado por cinco milhões de euros junto ao Grêmio. Ex-Rei da América e campeão da Libertadores, o meia chegou para ser a referência técnica da equipe. Entretanto, uma sequência de desempenho ruim fez com que a torcida o questionasse.
Alguns episódios marcam com polêmica a passagem de Luan no Corinthians. A ausência na cobrança de pênaltis durante a final do Campeonato Paulista, por exemplo, pegou mal entre os torcedores. Depois, o jogador desmentiu comentários que diziam que ele estaria com depressão.
Sequência ruim
Desde a volta do futebol depois da parada devido à Covid-19, Luan jogou 14 partidas. Em apenas uma ocasião o meia participou dos 90 minutos – na segunda partida da final estadual, contra o Palmeiras. Dessa forma, Luan foi substituído (ou começou no banco) em 92.8% das partidas nesse tempo.
Além disso, não foi relacionado para dois jogos no Campeonato Brasileiro. E último gol de Luan foi contra o Fortaleza, quando jogou apenas 28 minutos vindo do banco. É, ainda, o único gol do camisa 7 pós-quarentena.
A pouca minutagem de Luan é somada a sua ausência das partidas. São oito partidas pelo Corinthians no Brasileirão até então, com cinco titularidades. Segundo dados do SofaScore, o meia participou, em média, de 58 minutos por jogo até aqui.
Mas os números são regulares
Mesmo que com desempenho aquém do esperado, Luan não tem números ruins. É um dos melhores passadores do Corinthians no campeonato, com 88% de aproveitamento em 26.8 passes certos por partida. Além disso, tem bons índices de participação: 42.9 toques na bola por jogo.
Mais do que apenas passes, o meia também cria oportunidades com a posse. É o terceiro do elenco em passes decisivos por jogo, com 1.4. Luan está atrás somente de Fagner (1.5) e empatado com Lucas Piton. Além dos passes, o ex-Rei da América tem o melhor aproveitamento de dribles do time, com 88% de acertos em 0.9 tentativas por jogo.
Com a chegada de Cazares, Luan deve perder espaço, principalmente depois de atuações contrastantes diante do Santos. Com 27 anos, Luan ainda é esperado que se desempenhe no nível de Grêmio para justificar seu investimento.
Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.