Futebol Internacional

Marselha e Lille são punidos e não terão torcida como visitantes na Liga Francesa

Foto: Lars Baron/Getty Images

O Olympique de Marselha e o Lille, equipes que disputam a elite do futebol francês, receberam uma punição da Liga Francesa de Futebol (LFP) nesta quinta-feira (07). Os dois clubes não poderão contar com a presença de torcedores nos jogos em que forem visitantes, por conta dos recentes episódios de violência que alguns torcedores desses clubes estiveram envolvidos recentemente. A punição é válida até o final da atual temporada do futebol europeu.

A decisão foi tomada pelo Comitê Disciplinar da LFP e se fez necessária diante do que aconteceu na última quinta-feira (30), durante o confronto entre Olympique de Marselha e Galatasaray, no Stade Vélodrome. O jogo, válido pela 2ª rodada da fase de grupos da Liga Europa, precisou ser interrompido por aproximadamente 10 minutos devido a distúrbios causados pelos torcedores das duas equipes.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

O caso mostrou uma reincidência da torcida do Olympique de Marselha, que vem protagonizando seguidos episódios de violência durante os jogos da equipe. Ainda durante esta temporada, cerca de 50 torcedores invadiram o gramado na partida contra o Angers, pelo Campeonato Francês, e se dirigiram em direção ao local aonde estava posicionada a torcida adversária.

Em agosto, contra o Nice, o jogo precisou ser adiado e posteriormente foi suspenso, justamente por um problema semelhante de invasão ao campo. A partida foi remarcada para o próximo dia 27 de outubro.

Com o Lille, a situação não é diferente. Os torcedores do clube também estão protagonizando seguidos episódios de violência neste começo de temporada na Europa. O clássico diante do Lens, por exemplo, teve inúmeros problemas por conta do comportamento dos torcedores. O árbitro do jogo foi obrigado a interromper o espetáculo por aproximadamente 30 minutos para que o policiamento pudesse conter os problemas nas arquibancadas.

A LFP acredita que a punição aos dois clubes, além de conter um pouco da violência vinda das arquibancadas na França, também pode servir de exemplos para os torcedores das outras equipes. Outra medida apontada pelo Comitê Disciplinar é a possiblidade de perda de um ponto na tabela de classificação, caso novos problemas venham a acontecer.

Lens e Angers, que também viram seus torcedores participarem de cenas de violência, pegaram uma punição de dois jogos sem torcida, mas a punição já foi cumprida nas rodadas passadas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo