Seleção Brasileira

Marta enaltece mãe e se diz orgulhosa pelo crescimento do futebol feminino: ‘Falem do Brasil’

Marta com o carinho da torcida um dia antes da estreia na Copa do Mundo (Foto: Thais Magalhães/CBF)

Rainha abriu o jogo e se diz orgulhosa em ver o crescimento do futebol feminino

Foto: Thais Magalhães/CBF

Na véspera da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2023, Marta abriu o seu coração e publicou uma carta aos fãs. Nela, a camisa 10 do Brasil exaltou a importância da mãe para que ela pudesse trilhar nos caminhos do futebol e a ansiedade de disputar o seu sexto mundial.

Em carta publicada ao The Players Tribune, Marta relembrou momentos da sua infância, quando teve de lutar contra o preconceito e ser a única menina em meio as crianças que jogavam futebol. Com o apoio da mãe, ela se manteve viva pelo amor ao esporte.

– Nenhuma outra garota da minha cidade teve essa audácia. Elas jamais se atreveram naquele espaço. Provavelmente não queriam ser xingadas ou as últimas a serem escolhidas. Mas eu? O que posso dizer: eu amava demais o futebol e não estava disposta a desistir. Então, eu ia jogar de qualquer jeito. Eu não me importava se as pessoas me olhariam de cara feia.

CRESCIMENTO DO FUTEBOL FEMININO

Ao falar sobre a Copa, Marta fez um traçado sobre o desenvolvimento do futebol feminino nos últimos anos. Investimento, visibilidade, estrutura. Com a Copa do Mundo, estes fatores estão sendo evidenciados. Na estreia do Mundial, houve o maior público da história do esporte na Nova Zelândia (entre feminino e masculino), com mais de 42.137 presentes.

Na estreia a Austrália, o público presente foi ainda maior. 75.784 pessoas foram ao Estádio Olímpico de Sidney, o maior em uma partida de futebol feminino registrado no país.

– Não faz muito tempo, nós, que amamos o futebol feminino, lutávamos para conseguir uma estrutura melhor. Agora nós temos isso. Pedíamos mais investimento. Agora temos mais investimento. Pedíamos maior exposição. Agora também temos isso. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas acho que talvez as pessoas não percebam totalmente o quanto a gente progrediu – relembrou Marta.

‘FALEM DO BRASIL!’

Ao falar do futuro, a camisa 10 também fez um desabafo para falarem mais sobre a Seleção e não sobre ela individualmente.

– Falando em futuro… Posso ser sincera de novo? Estou tão cansada de falar sobre isso! Não quero mais que me perguntem sobre a Marta. Esta Copa não é sobre mim. Não é só a Marta. Nunca foi só a Marta. E nunca será só a Marta. É sobre todas nós. É sobre o BRASIL. Assim como deve ser.

Leia a carta completa em:

https://www.theplayerstribune.com/br/posts/carta-marta-selecao-brasileira-copa-do-mundo-feminina

A busca pela primeira estrela começa agora. O Brasil estreia no Mundial da Nova Zelândia-Austrália nesta segunda-feira (24), diante do Panamá, às 08h. No outro jogo do grupo F, França e Jamaica empataram em 0 a 0.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo