Faltando menos de dois meses para o início da Copa do Mundo, o Catar segue nos preparativos finais para sediar a competição pela primeira vez na história. Este será também o primeiro Mundial disputado em um país do Oriente Médio. Para receber o principal e maior evento de futebol do planeta, o Catar precisou passar por um processo de estruturação em infraestrutura e tecnologia para reunir condições de abrigar o evento. Mudanças que foram vistas de perto pelo brasileiro Matheus Jussa, do Qatar SC.
Aos 26 anos, o jogador está emprestado pelo Fortaleza até o final de 2022 e tem acompanhado algumas das mudanças que estão sendo feitas no país. O Catar inaugurou oito estádios, uma rede de metrô e até mesmo uma cidade foi construída do zero, no meio do deserto.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
— O clima de copa é muito bom, aos poucos torcedores de todos os países vem chegando ao Catar fazendo a maior festa. Joguei em três estádios diferentes e eles são impecáveis, um mais bonito que outro. Os detalhes nos vestiários, a tecnologia… dentro de campo então, gramado perfeito — afirmou Matheus Jussa.
Formado nas categorias de base da Portuguesa e com bagagem por times como Vasco e Internacional, Matheus Jussa teve grande destaque jogando pelo Fortaleza antes de se transferir ao Qatar SC, em julho de 2022. Ao todo foram 80 jogos disputados e três títulos conquistados (uma Copa do Nortesde e dois Campeeonatos Cearenses) pelo Tricolor do Pici.
Já no Catar, Matheus Jussa atuou em oito oportunidades, sendo sete como titular, e marcou um gol, na penúltima rodada da liga principal, diante da equipe do Al-Wakrah. O jogador falou sobre a sensação de balançar as redes no país da Copa do Mundo.
— A sensação do gol, seja em qualquer lugar, é maravilhosa. Então, fazendo meu primeiro gol aqui, ficará marcado para o resto da minha vida. O objetivo do clube é voltar a disputar títulos, estar na parte de cima da tabela e isso me motiva, pois sempre busco estar entre os melhores — destacou Matheus Jussa.
Esta é a primeira experiência que o meio-campista está tendo na carreira de atuar longe do futebol brasileiro e, portanto, teve que se adaptar a uma nova cultura, linguagem e costumes muito diferentes daqueles praticados no Brasil. Isso, no entanto, não vem sendo um problema para Matheus Jussa, que disse estar realizando um sonho no futebol.
— Estou realizando mais um sonho no futebol e a adaptação vem sendo muito boa. Dentro do clube tem pessoas que me ajudam a entender o que vem sendo pedido, tanto em treinos e jogos, e sempre dei o meu melhor, então estou muito feliz. Questão no dia a dia eu estou estudando bastante inglês, já consigo entender certas coisas, o que já facilita o diálogo. Automaticamente já aprendo algumas palavras em árabe e isso para mim é empolgante. Sou uma pessoa que sempre estive disposto a aprender, então está sendo muito bom esse momento — concluiu Matheus Jussa.
Nos últimos preparativos para a Copa, o time do jogador brasileiro disputa a Q-League e a Liga das Estrelas do Catar. O jogador deve ir a campo no próximo sábado (01), às 13h15 (de Brasília), em duelo diante do Al Ahli, pela 3ª rodada da fase de grupos da Liga das Estrelas.