Atlético-MG

Matheus Mendes relembra começo de carreira como atacante e diz ser um goleiro completo: ‘Não tem o que melhorar’

Matheus Mendes relembra começo de carreira como atacante e diz ser um goleiro completo: 'Não tem o que melhorar'
Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Cria da base do Atlético-MG, o goleiro Matheus Mendes, de 22 anos, tem sido um dos protagonistas do clube nas últimas semanas, entrando em dois jogos, defendendo pênalti decisivo e assinando uma renovação de contrato com o clube mineiro até dezembro de 2024. O jovem arqueiro atleticano está prestes a protagonizar mais um episódio dentro do Campeonato Mineiro, pois será titular na segunda partida das semifinais do Estadual, contra o Tombense neste sábado (8), no Mineirão, já que Everson está suspenso e Rafael sofreu uma lesão grave no ombro direito.

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (7), Matheus Mendes conta que nunca imaginava acontecer tudo isso em um curto intervalo de tempo e se mostra feliz com a sua grande fase dentro do Atlético-MG.

— Acho que eu nunca esperava isso, a probabilidade disso acontecer é muito pouca. Em duas semanas, eu poder entrar em dois jogos e começar jogando sábado. É muito importante isso, estou muito feliz. Vou mostrar um pouco o que vinha fazendo, tanto no ano passado no CSA, quanto nos treinos hoje. Acho que não tem sensação nem palavras para descrever isso, é uma felicidade imensa em poder estrear (como titular) no Atlético.

Matheus Mendes está no Atlético-MG desde os 12 anos de idade, mas começou a sua carreira na sua cidade natal, Governador Valadares, jogando no futsal. O goleiro relembrou o seu começo dentro do esporte e revelou que era atacante nos tempos de escolinha.

— Comecei no Filadélfia, no futsal, na escolinha, com o professor Bruno, Nelsinho, Fabrício e comecei na linha. Eu era atacante, fazia gol, apesar de não parecer (risos). Mas tive essa transição do salão para o campo com 10 anos de idade e já no gol. Gostava muito de defender, de ir no gol nas brincadeiras e isso trouxe a minha essência. Até falei com minha mãe que eu queria e jogar bola, mas ela falou para eu continuar e deu no que deu hoje. Graças a Deus eu estou aqui.

Na temporada passada, o Atlético-MG contava com três goleiros no elenco principal: Victor, Rafael e Everson. Com isso, Matheus Mendes acabou sendo emprestado ao CSA para disputar Série B do Campeonato Brasileiro, onde enfrentou, inclusive, o maior rival, Cruzeiro, por duas vezes. O goleiro fez grande campanha no time alagoano e o mesmo conta que sempre pensou em retornar ao Galo.

— Sempre tive essa confiança, pelo que eu fiz no CSA. Meu objetivo era esse. Não lidei a minha saída como uma coisa ruim, sabia que não teria oportunidade no ano passado pelo fato de ter Everson, Victor e Rafael, três grandes goleiros e era a realidade, não tinha condição de jogar. A saída para o CSA foi de grande serventia, acho que eu consegui fazer bons jogos e ser destaque na Série B, no Sub-23. Isso me ajudou bastante para eles verem e eu poder voltar e hoje estar podendo ser o segundo goleiro e começar a jogar no sábado.

Ao falar sobre suas referências, Matheus Mendes citou, claro, o ex-goleiro, gerente de futebol e ídolo do Atlético-MG, Victor, mas também falou que acompanha os goleiros brasileiros que atuam na Europa.

— Tenho referências, gosto de acompanhar os goleiros europeus hoje, o Victor não tenho nem o que falar, referência para todo goleiro hoje, pelas conquistas dele, pela pessoa que o Victor é. Gosto de acompanhar muito o Ederson e o Alisson, que são goleiros brasileiros e que me inspiram bastante também.

Trabalho com os goleiros

Ao falar como funciona o trabalho com os goleiros dentro do Atlético-MG, Matheus Mendes disse que não há distinção entre a preparação que é feita com os titulares e os reservas, o que deixa os jogadores mais jovens com confiança o suficiente para entrar e dar conta do recado, como aconteceu no sábado passado, quando o arqueiro de Governador Valadares fez grande defesa em uma cobrança de penalidade de keké, do Tombense.

— O Maia, hoje, é uma referência de treinador de goleiro e a gente tem o privilégio de ter ele hoje com a gente. Poder trabalhar também com o Everson, com o Rafa, os meninos também, Jean e o Delfin, é muito importante. O mesmo trabalho que é passado para o Everson é passado para todos, a mesma preparação para o que vai começar jogando é a passado para os outros e isso capacita a gente poder entrar num jogo e poder dar a resposta. Não só o Maia, como o Danilo também, acho que os dois juntos ajudam muito a gente.

Mostrando muita confiança, o jovem goleiro do Atlético-MG citou as suas principais características e não vê algo a melhorar, se vendo como um goleiro completo.

— Eu sou um goleiro bem técnico, rápido, de grande envergadura. Acho que isso foi visto no pênalti. Tenho uma boa saída de bola com os pés, gosto de começar a fase construtiva ali atrás, Acho que não tem o que melhorar, acho que tenho que aprimorar mais as coisas nos treinamentos, melhorar não.

Para ficar informado sobre tudo que acontece com o Atlético-MG, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo