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Mercado de eSports irá arrecadar mais de R$ 6 bi em 2021

Foto: Divulgação/LOL Sports

Crescimento de 14,5% em relação a 2020 impulsiona números em direção a recorde no setor.

1 bilhão de dólares. Essa é a previsão de receita divulgada pela NewZoo, instituição que estuda a indústria e o mercado de eSports no mundo.

Segundo a empresa, a expressiva marca será alcançada devido ao mercado de streaming, responsável pela cobertura dos eventos, e pelos direitos de mídia e exibição de campeonatos por parte de canais de TV.

O documento Global eSports & Live Straming Market Report 2021, divulgado pela consultoria, revelou ainda que a marca poderia ter sido alcançada ainda em 2020, não fosse pela pandemia que acabou cancelando boa parte dos eventos do ano passado.

Nesse conteúdo, você terá acesso a informações detalhadas sobre o relatório, além de um panorama sobre as principais modalidades de eSports, preparado pela KTO apostas esportivas. Confira!

Como foi feito o estudo

A Newzoo tem como objetivo analisar o mercado de eSports e o comportamento de atletas profissionais e semiprofissionais que participam de campeonatos em busca de prêmios, excluindo transmissões de jogos não organizados e torneios amadores.

O relatório trouxe informações de cerca de 15 milhões de gamers ao redor do mundo, 4 milhões de aplicativos e mais de 1 bilhão de dispositivos móveis. Para gerar resultados mais precisos, a empresa ouviu 60 mil pessoas em 32 países – incluindo o Brasil.

A marca de US$ 1 bilhão será formada, em sua maior parte, pelo mercado chinês (US$ 360 milhões), norte-americano (US$ 243 milhões) e europeu (US$ 206 milhões).

Maior receita virá dos patrocínios

Como acontece há anos, a maior parte do valor arrecadado virá de acordos de cobertura de eventos, product placement (o famoso “merchan”)e patrocínios de times que disputam os campeonatos – US$ 641 milhões (ou 59% do total).

Para a Newzoo, a tendência é de que, à medida que as regras de isolamento social fiquem mais brandas, o valor reunido a partir da venda de ingressos impulsione ainda mais o mercado.

Segundo o levantamento, as principais empresas envolvidas com o setor são desenvolvedores de jogos eletrônicos, fabricantes de mobiliário especializado, representantes do segmento de telecomunicações e marcas de bebidas energéticas.

Número de jogadores e espectadores aumentou

Impacto direto da pandemia, a quantidade de praticantes e entusiastas de eSports disparou em 2020. A projeção é de que 729 milhões de pessoas acessem canais de streaming para acompanhar torneios em 2021, 11,7% a mais do que no ano anterior.

Um outro dado importante é sobre o nosso mercado. Depois da língua inglesa, os streams em espanhol e português foram os que mais cresceram em 2020. Foram 1,1 bilhão de horas de transmissões online em nossa língua, um aumento de 189%!

Principais modalidades de eSports

FPSFirst Person Shooter. Um dos pioneiros do mercado de eSports, os jogos do gênero são marcados por colocar os competidores “dentro” de seus personagens durante as partidas.

Um bom exemplo desse tipo de game é o CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive), o vice-líder em premiações em toda a história dos eSports.

Battle Royale – Jogos como Fortnite e PUBG (PlayerUnknown’s Battlegrounds) são os títulos mais fortes desse estilo que junta exploração, sobrevivência e extração de recursos em um mapa com dezenas de jogadores ao mesmo tempo.

O objetivo é permanecer vivo ao final da rodada (sim, como em Jogos Vorazes).

Luta – Quem nunca jogou Street Fighter uma vez na vida? O jogo é um dos mais expoentes do gênero fighting game em que você escolhe um personagem e utiliza poderes e artes marciais para derrotar o adversário.

A EVO (Evolution Championship Series) é um torneio 100% focado nesse gênero e reúne todos os anos os melhores jogadores de Tekken, Street Fighter, Super Smash Bros. e Mortal Kombat do mundo.

MOBA – Um dos gêneros mais rentáveis para os jogadores profissionais, o Multiplayer Online Battle Arena, traz em jogos como League of Legends a possibilidade de assumir o controle de um personagem e juntar-se a uma equipe para tomar a base inimiga.

Só o mundial de DotA 2 já distribuiu quase US$ 180 milhões nos últimos 5 anos.

Simuladores – Aqui, nada de magias ou personagens fictícios. Os jogos do gênero trazem o realismo de modalidades esportivas como basquete, futebol e corrida em partidas com os mesmos parâmetros das disputadas de verdade.

O EA Sports Global Series, torneio de FIFA (simulador de futebol), distribuiu cerca de US$ 2 milhões em premiações ano passado.

As previsões são animadoras e você pode aproveitar cada lance do seu time preferido.

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