A manhã desta sexta-feira (16) começou com os treinos livres do GP da Emilia-Romagna, segunda etapa na temporada 2021 da Fórmula 1. Contrariando todas as expectativas, as Mercedes dominaram as duas sessões, enquanto a RBR sofreu com problemas de Sergio Perez no P1 e Max Verstappen no P2.
+ Vettel: recuperação na F1 precisa começar no GP da Emília-Romagna
O finlandês Valtteri Bottas foi o mais rápido nas duas sessões. No P1, o piloto da Mercedes cravou o tempo 1m16s564 e ficou 0,041 a frente de seu companheiro Lewis Hamilton. O holandês Max Verstappen veio logo atrás, seguido por Charles LeClerc e sua surpreendente Ferrari. Em seu segundo GP após retornar de dois anos fora da F1, Fernando Alonso cravou o sétimo tempo da sessão.
No P2, Bottas fez novamente a melhor volta com 1m15s551. O finlandês novamente superou Hamilton, mas por apenas 0,010. Quinto colocado no P1, Pierre Gasly deu sequência ao bom momento e cravou o terceiro melhor tempo, seguido das Ferraris de Carlos Sainz e LeClerc. O treino foi interrompido com três minutos para o fim após acidente do monegasco.
A RBR viu seus dois pilotos sofrerem nos treinos livres do GP da Emilia-Romagna. No P1, Perez colidiu com Esteban Ocon, da Alpine, e completou apenas metade da sessão. Mais tarde foi a vez de Verstappen não completar o treino, após abandonar o P2 com problemas no câmbio. O holandês ficou apenas na 14ª posição.
Quem também decepcionou foi a McLaren, que em nenhum momento andou no pelotão de cima. Ricciardo finalizou a segunda sessão na 18ª posição, atrás das Williams de George Russell e Nicholas Latifi. Quem não surpreendeu foi Nikita Mazepin. O piloto da Haas rodou e bateu no P1 e ficou mais de meio segundo atrás de seu companheiro, Mick Schumacher, no P2.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.