Futebol Internacional

Messi dominou em dribles e fez mais gols de faltas; Relembre as estatísticas da La Liga

Foto: divulgação La Liga

A temporada do Futebol espanhol acabou em maio. O Atlético de Madrid comandado pelo argentino Diego Simeone saiu campeão e consequentemente levando o seu décimo primeiro título da competição. O Real Madrid, que na temporada foi dirigido por Zidane, terminou em segundo, enquanto o Barcelona ficou com a terceira colocação. Mesmo sem o título, Lionel Messi liderou os dados sobre gols na La Liga.

O argentino marcou 30 vezes no torneio na frente de Gerard Moreno, do Villarreal, e Benzema, do Real Madrid, que ficaram em segundo lugar com 23 gols anotados. Luís Suarez, que ajudou o Atlético a conquistar o troféu, fez 21, incluindo o gol do título.

+Clube espanhol lança sua própria criptomoeda com objetivo de atingir torcedores internacionais

Além de marcar mais gols, Messi deu mais dribles e fez mais gols de faltas

Outro ranking liderado por Lionel Messi. O argentino continuou a ser mortal em lances de bola parada, marcando três vezes e elevando seu total na La Liga para incríveis 39. Ele também liderou em cobranças de falta à meta, com 12 – três vezes mais que seu adversário mais próximo, Joselu, de D. Alavés, que ficou em segundo lugar com dois, com uma série de outras estrelas, incluindo Dani Parejo (Villarreal), Luis Suarez (Atlético de Madrid), Toni Kroos (Real Madrid), Nabil Fekir (Real Betis) e Iago Aspas (RC Celta) com um cada.

A maravilha do poderio ofensivo de Lionel Messi liderou o ranking de dribles mais uma vez, registrando 159 ao longo da temporada. Sua contagem estava muito à frente do resto da matilha. O lateral Javi Galan, do SD Huesca, ficou em segundo com 121, enquanto o meio-campista do Real Betis, Nabil Fekir, terminou em terceiro com 85.

Cultura de passes no Barcelona segue presente

O Barcelona viveu novamente sua tradição nesta temporada, com Frenkie de Jong (2.785) e Sergio Busquets (2.682) liderando a estatística de passes na LaLiga Santander. De Jong se estabeleceu rapidamente como o coração do meio-campo blaugrana desde que saiu do Ajax em 2019, e muitos o consideram o herdeiro dos ex-maestros, Xavi Hernandez e Andres Iniesta, em Camp Nou. O terceiro lugar foi para Dani Parejo do Villarreal (2.668), que impressionou em sua 1ª temporada no Estadio de la Cerámica.

Sobre o comando de Coudet, Iago Aspas brilhou novamente

+Rayo Vallecano conquista última vaga na La Liga espanhola

O RC Celta, fez mais uma temporada muito forte, levando a sua equipe a um impressionante oitavo lugar após um início lento. Aspas foi um dos apenas dois jogadores a registrar dois dígitos em gols e assistências na La Liga Santander junto com Marcos Llorente, proporcionando 13 assistências para seus companheiros. Llorente, do Atlético de Madrid, seguiu em segundo com 11, e com o alemão Toni Kroos, do Real Madrid, em terceiro com 10.

Casemiro novamente se destacou seja ofensivamente ou defensivamente

A luta pelo título, por parte do Real Madrid, foi conduzida no meio-campo, com Casemiro, Luka Modric e Toni Kroos se mostrando influentes tanto na defesa quanto no ataque na reta final. O volante madridista está há muitos anos entre os melhores meio-campistas da LaLiga Santander, e nesta temporada não foi diferente. O brasileiro registrou o maior número de interceptações na liga (70), seguido por Anaitz Arbilla, do SD Eibar (69), e Guido Rodriguez, do Real Betis (68).

Jogadores que mais estiveram em campo

Esta categoria é frequentemente dominada por goleiros e esta temporada não foi exceção. Três goleiros estiveram sempre presentes ao longo da campanha, jogando cada minuto de cada jogo (3.420 minutos): Alex Remiro (Real Sociedad), Jan Oblak (Atlético de Madrid) e Thibaut Courtois (Real Madrid).

Melhores atletas defensivamente

O defensor-central do CA Osasuna, David Garcia, liderou a liga em ‘Clearances’ – ação defensiva em que um jogador chuta a bola para longe de seu próprio gol – nesta temporada (170), deixando sua equipe entre as dez melhores defesas na LaLiga. O francês de D. Alavés, Florian Lejeune, classificou-se em segundo com 145, seguido pelo experiente líder defensivo do Villarreal, Raul Albiol (139).

Os goleiros embora tenham sofrido com Messi e companhia, foram destaques.

A temporada 2020/2021 viu algumas atuações fenomenais entre as traves, e em nenhum lugar mais do que na capital espanhola, onde a forma de Jan Oblak foi crucial para a conquista do título do Atlético de Madrid. O goleiro esloveno fez 103 defesas ao longo da temporada, à frente de Edgar Badia (95), do Elche CF – cujas defesas ajudaram sua equipe a se manter na elite nacional -, Jaume Domenech (90), do Valencia CF, e Thibaut Courtois (90), do Real Madrid.

Mais disputas de bolas vencidas

Joselu teve uma grande temporada no azul e branco do Alavés e foi um fator chave em sua corrida para a sobrevivência sob o comando do treinador Javi Calleja. Seus 378 duelos individuais o deixaram no topo dessa lista, à frente de Kike Garcia, de Eibar (337), e Javi Galan, de Huesca (321).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo