No próximo sábado (30), o Draft da NFL terá uma de suas escolhas anunciadas diretamente do Rio de Janeiro. Em frente a um Cristo Redentor iluminado com as cores do Miami Dolphins, uma celebridade brasileira, utilizando o uniforme do time, convocará um novo calouro para a equipe. A personalidade em questão ainda não foi revelada.
A seleção de novatos ocorre em três dias diferentes. Na quinta-feira, há a primeira rodada do Draft, sucedendo a segunda e terceira na sexta-feira, com o sábado tendo as escolhas de quarta a sétima rodada.
De acordo com Sports Business Journal, outras nove franquias devem anunciar uma escolha de terceiro dia de Draft em um país fora dos EUA, como parte do plano de extensão comercial da NFL ao redor do planeta. No Reino Unido, Jaguars, Jets e Bears devem fazer seus anúncios. No México, Cardinals, Steelers e Texans. Enquanto na Alemanha, Panthers, Chiefs e Buccaneers, todos em Munique, que receberá sua primeira partida da NFL nesta temporada.
Algumas dessas franquias já possuem o anunciante escalado, como é o caso do Jets, que dará a honra a seu ex-center Nick Mangold, que, na noite de véspera, promoverá um evento para os fãs da equipe assistirem o segundo dia de Draft no Belushi’s London Bridge, bar de Londres voltado para esportes. O Steelers anunciará sua escolha na Cidade do México. Com a presença do RB Najee Harris e o chef de cozinha mexicano Aquiles Chavez, que, após a seleção, darão uma aula de culinária em uma interação com os torcedores no Terraza Homework, local do evento.
Em dezembro do ano passado, a NFL concedeu 26 direitos de International Home Marketing Areas (IHMA) a 18 franquias da liga em 8 países diferentes: Brasil, Canadá, Alemanha, Espanha, Reino Unido, México, Austrália e China.
A partir de então, as equipes que escolheram suas áreas de atuação poderão vender seus direitos de transmissão da pré-temporada para rádio e TV, fechar acordos de patrocínio e marketing, promover eventos com fãs, dentre outras atividades.
A equipe de Miami, por sua vez, já havia estreitado laços com o público brasileiro em 2019, ao selecionar o brasileiro Durval Queiroz Neto, o “Duzão”, no International Player Pathway Program, no qual as franquias da NFL recrutam jogadores espalhados por ligas de futebol americano do mundo, de fora da NCAA.