Outro lado

Ministério do Esporte divulga nota de repúdio sobre racismo sofrido por Vinicius Júnior

Ministério do Esporte Vini
Aitor Alcalde/Getty Images

O caso de racismo sofrido por Vinicius Júnior no Campeonato Espanhol segue repercutindo. Após o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarar apoio ao atacante do Real Madrid, nesta segunda-feira (22) o Ministério do Esporte do Brasil divulgou uma nota de repúdio contra o ocorrido e prometeu medidas para auxiliar o jogador na luta contra o preconceito.

Na nota do Ministério do Esporte, o governo brasileiro se responsabilizou em auxiliar na busca por maiores punições aos torcedores do Valencia que cometeram atos racistas contra Vinicius Júnior. Para isso, haverá contato do Brasil com representantes da FIFA, à La Liga e a outras autoridades esportivas da Espanha.

A nota oficial do Ministério do Esporte também acabou sendo assinada por outros ministros. O documento foi assinado pelos Ministérios do Esporte; da Igualdade Racial; das Relações Exteriores; da Justiça e Segurança Pública; e dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Para saber tudo sobre o Outro Lado, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Confira abaixo na íntegra a nota oficial do Ministério do Esporte sobre o caso de racismo sofrido por Vinicius Júnior:

“O governo brasileiro repudia, nos mais fortes termos, os ataques racistas que o atleta brasileiro Vinícius Júnior vem sofrendo reiteradamente na Espanha.

Tendo em conta a gravidade dos fatos e a ocorrência de mais um inadmissível episódio, em jogo realizado ontem, naquele país, o Governo Brasileiro lamenta profundamente que, até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo. Insta as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos. Apela, igualmente, à FIFA e à Liga a aplicar as medidas cabíveis. 

O Governo Brasileiro tem atuado em cooperação com o Governo da Espanha para coibir, reprimir e promover políticas de igualdade racial e compartilhar conhecimento e boas práticas para ampliar o acesso de pessoas afrodescendentes e imigrantes ao esporte com total intolerância a toda e qualquer prática discriminatória, com o apoio ao aperfeiçoamento das melhores práticas internacionais para promover a prevenção e o combate ao racismo, além de qualquer tipo de discriminação nas diferentes modalidades de esportes”.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo