Lutas

MMA pode ter mudança importante em regra; saiba mais

Octógono do UFC (Foto: Divulgação/Twitter Oficial UFC)

A Associação das Comissões de Boxe (ABC, na sigla em inglês) deve discutir em breve alterar uma regra que tem causado muita ‘dor de cabeça’ nos mais variados eventos

Divulgação/Twitter Oficial UFC

As regras do MMA podem sofrer uma mudança bastante considerável no futuro. A Associação das Comissões de Boxe (ABC, na sigla em inglês) deve discutir em breve alterar uma regra que tem causado muita ‘dor de cabeça’ nos mais variados eventos

No caso, é a regra que define quando um lutador pode se considerar ‘no chão’, assim não podendo receber na cabeça golpes com joelhadas, chutes e pisões. Uma controvérsia com muita discussão por conta de diversos eventos recentes que causaram problemas na interpretação do regulamento.

Segundo o atual texto, um lutador estará ‘no chão’ (‘grounded’ em inglês) se ter ao menos uma das mãos, além de outra parte do corpo sem ser a sola dos pés, tocando o cage e impondo seu peso na posição. A regra em si, por conta de questões de segurança e saúde dos lutadores, não tem sido adotada em todo o Estados Unidos e até fora dele eventos de MMA.

Na nova regra, proposta por Andy Foster, principal dirigente Comissão Atlética do Estado da Califórnia (CSAC), um lutador só seria considerado ‘no chão’ se qualquer parte do corpo exceto a mão e a sola dos pés no cage estiver tocando este. Segundo o diretor, tal alteração deverá resolver o conflito entre várias comissões atléticas quanto à aplicação desta.

– Vamos tirar isso da mão. É a minha proposta, vamos tirar essa parte (da regra). Se você quer estar no chão, tem que ter outra parte do corpo tocando o solo. Joelho, costas, qualquer coisa. Se não for assim, você não pode estar levantando e por a mão na lona. Isto está causando muita confusão. Uma regra que colocamos para segurança criou um ambiente de insegurança para os árbitros porque cada um via uma regra diferente – disse Foster segundo o MMAFighting.

 Para saber tudo sobre o MMA, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube

– Diferentes comissões olham para regra de jeitos diferentes. As regras unificadas não são unificadas para todos. Temos que acabar isso. Foi uma situação que nós, que criamos as regras, fizemos, não deu certo e temos que corrigir – completou.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo