Geral

MPF inicia investigação referente a termo racista usado por narrador na transmissão de Grêmio e Santos

Foto: Diego Vara/pool/AFP via Getty Images

A partida entre Grêmio e Santos infelizmente não ficou marcada apenas pela quantidade de gols. O Ministério Público Federal (MPF) iniciou uma investigação no que se refere ao uso de um termo de cunho racista por parte do narrador da Rádio Grenal Haroldo de Souza, quando este chamou o atacante Lucas Braga, do Santos, de ‘crioulinho’ durante a transmissão.

Este procedimento, instaurado por Enrico Rodrigues de Freitas, procurador regional dos Direitos do Cidadão do MPF, irá apurar a responsabilidade sobre o uso deste termo. O órgão já mandou ofícios para a emissora e ao narrador, ao solicitar que se manifestem sobre o assunto, a fim de obter informações preliminares para instrução do procedimento.

O uso deste termo por parte de Haroldo ocorreu quando ele perguntou a um repórter de campo: ‘Aquele crioulinho que está lá na ponta esquerda do time do Santos, quem é ele?’. Quando o repórter informou quem era, o narrador respondeu: ‘Ah, o Lucas Braga que está caído lá. É o moreno, né: Moreno, cidadão de cor, numa boa’.

A Rádio Grenal informa que ‘ainda não tomou conhecimento oficialmente sobre o tema’, além de ter emitido um comunicado, o qual diz que a emissora ‘não compactua com qualquer tipo de atitude discriminatória a quem quer que seja, pautando sua atuação através do respeito a todos, sem exceção’.

Tanto o Santos, quanto a assessoria do atleta (MMC Sports), repudiaram as palavras do narrador. A nota do Santos diz que ‘não cabem mais lamentos ou notas de repúdio sobre racismo em pleno 2021. Cabe ação e mobilização’. Ela também diz que ‘é no silêncio, na omissão, na relativização frente ao preconceito que o racismo cresce silenciosamente e se estabelece de forma estrutural em nossa sociedade’.

A MMC Sports reitera que se sentem ‘enojados de ter de responder a uma situação como essa, inexpliável em todos os sentidos. Acreditamos ser um extremo absurdo a forma com a qual o locutor Haroldo Costa se referiu ao atleta, proferindo pronomes racistas e o fazendo com naturalidade’.

Além deles, a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) se manifestou condenando ‘veementemente o episódio lamentável ocorrido na transmissão da partida entre Grêmio e Santos pela Rádio Grenal’.

Utilizando também de assessoria, o narrador pediu desculpas e afirma que não tinha intenção: ‘Peço desculpas se minha fala ofendeu alguém, mas estejam certos que não houve intenção de racismo e que minha vida pessoal e profissional são pautadas pelo respeito a toda sociedade, aos jogadores e torcedores que fazem desse esporte um grande espetáculo’, afirma.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo