O presidente da FIFA, Gianni Infantino, confirmou nesta sexta-feira (18) que o Mundial de Clubes não será disputado neste ano.
O motivo alegado foi o fato de algumas confederações não conseguir concluir seus torneios continentais da atual temporada até o final deste ano.
Foi prometido que a edição de 2020 do torneio será disputada em algum momento do início de 2021, com o mesmo formato e no mesmo país: Catar.
Cabe ressaltar que este será o último Mundial de Clubes com o atual formado, de seis times representando os campeões de cada continente e o campeão do país sede.
Nas próximas edições, o torneio possuirá 24 times e será disputado com formato semelhante da Copa do Mundo. Mesmo com resistências apontadas pela UEFA e Conmebol, o novo torneio foi aprovado, mas ainda não há previsão de quando será a primeira edição.
Gianni Infantino falou sobre estas resistências e disse que encara com naturalidade esta situação.
— Quando a Copa do Mundo foi realizada em 1930, os ingleses estavam se recusando de enfrentar outras seleções por se acharem melhores. Depois, repensarem e decidiram jogar —
— Nós optamos por deixar o calendário de 2021 para a Copa América e Eurocopa, mas queremos também que eles participem do novo Mundial de Clubes. Nossas relações são muito boas atualmente e tivemos reuniões de nível operacional. Tudo será debatido e discutido — disse o presidente da FIFA.
Quando assumiu a presidência da maior entidade do futebol mundial, Infantino prometeu que diminuiria as diferenças técnicas e financeiras entre o futebol europeu e o resto do mundo.
Todos estes anúncios foram divulgados durante o 70º Congresso da Fifa, que foi realizado nesta semana em Zurique, na Suíça.