Espanhol vence russo em jogo tenso e é o primeiro a chegar aos 21 títulos de Grand Slams na carreira. Partida foi marcada por invasão de quadra no segundo set e virada incrível de Nadal.
#2 Daniil Medvedev x #6 Rafael Nadal 6/2 7/6 4/6 4/6 5/7
Foram 5h25 de jogo, impressionantes 23 aces de Medvedev contra três de Nadal, que no final fez até menos pontos no total, 182 a 189 do russo, mas venceu 27 games contra 26. Números a parte, quem viu o duelo na Rod Laver Arena teve a sensação de ter assistido a uma das melhores partidas de Tênis dos últimos tempos. O Touro Miúra superou uma lesão no pé esquerdo que o fez ficar fora do circuito praticamente todo o ano de 2021, superou ainda a infecção por covid que teve há menos de um mês, resistiu ao russo 10 anos mais jovem e que buscava a liderança no ranking da ATP. Além do forte calor, uma invasão de quadra também chamou a atenção no jogo. Nadal deixou tudo isso para trás, com uma atuação que entra para a história.
No jogo, Medvedev dominou o primeiro set e fechou com facilidade em 6/2, com um primeiro serviço muito forte e conseguindo a quebra de saque por duas vezes.
O segundo set foi muito disputado e Nadal chegou a abrir 5/3 na parcial, ainda tendo o saque para fechar o set. Foi aí que um torcedor pulou na quadra com uma faixa de protesto com dizeres políticos. Nada aconteceu aos atletas e o invasor foi logo retirado, mas na retomada da partida, o espanhol parece ter perdido o foco. O russo quebrou o serviço de Nadal, levou o set para o tie break e fechou em 7/6 pedindo os aplausos da torcida que correspondeu. A partir do terceiro set começou a reação do espanhol. A parcial começou muito equilibrada até o nono game quando Nadal conseguiu quebrar o serviço de Medvedev e depois sacou para fechar em 6/4. No quarto set o russo se irritou, reclamou com o árbitro, reclamou com a torcida, foi vaiado, bateu com a raquete na perna em que já sentia dores e viu Nadal fazer novamente 6/4. O jogo físico e técnico passou a ser cada vez mais mental, e aí o russo sucumbiu.
No set decisivo as ações voltaram a se equilibrar e quando Nadal abria vantagem, Medvedev buscava a igualdade, mas o russo não chegou a estar na frente em nenhum momento no quinto set. Nadal controlou o jogo e sacou para fechar em 7/5 e entrar mais uma vez para a história.
Agora o espanhol soma 21 títulos de Grand Slams, contra 20 de Federer e 20 de Djokovic. Nadal tem ainda em 2022 o torneio de Roland Garros onde também é recordista absoluto com 13 conquistas. Aos 35 anos ele foi homenageado nas redes sociais pelos rivais Federes, Djokovic e pelos perfis oficiais dos Grand Slams da ATP. Ele falou ao microfone do Australian Open ao final da premiação:
– Sendo honesto, há pouco tempo eu não sabia se seria possível voltar ao circuito e jogar tênis agora. Vocês não sabem o quanto eu lutei para estar aqui. Não consigo agradecer a todos o suficiente. Sem dúvidas foi possivelmente um dos momentos mais emocionantes da minha carreira. Essas três semanas vão ficar no meu coração pelo resto da minha vida. Um mês atrás talvez eu dissesse que esse seria meu último Australian Open, mas seguirei tentando, dando o meu melhor para estar de volta aqui no ano que vem.