Esportes olímpicos

Natação: Brasil classifica dois nos 100m livre e espera confirmação da vaga no revezamento 4x200m livre feminino em Tóquio

Publicado em

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA
— Continua depois da publicidade —

André Calvelo e Pedro Henrique Spajari foram os atletas classificados para a prova dos 100m livre masculino em Tóquio, nesta quinta-feira (22). Além deles, outro resultado positivo foi o revezamento feminino 4x200m livre que fez a tomada de tempo de 8min00s92 e tem chances de confirmação da vaga em breve, dependendo apenas da classificação na repescagem. A Seletiva Olímpica Brasileira de natação acontecerá até sábado (24) no Parque Aquático Maria Lenk, Rio de Janeiro.

+ Campeão dos 100m livre na Seletiva Olímpica é pego no doping e, por enquanto, não vai para Tóquio

A prova dos 100m livre teve o índice olímpico de 48s57, que foi batido por dois estreantes em Olimpíadas, André Calvelo e Pedro Henrique Spajari. A primeira colocação veio para Calvelo, que baixou em mais de meio segundo o tempo pretendido, com 48s15, resultado que foi dedicado aos pais. Já o atleta do Pinheiros, Spajari, fez 48s31 para assegurar a segunda vaga, que foi muito comemorada. Os terceiro e quarto lugares Breno Correia (48s74) e Marcelo Chiereghini (48s83) compõem, junto com os dois classificados, o revezamento 4x100m livre brasileiro, que assegurou a vaga no mundial de Gwangjur, em 2019.

Publicidade
André Calvelo na Seletiva Olimpica Brasileira de Natacao. Parque Aquatico Maria Lenk. 22 de abril de 2021, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

-Eu trabalhei muito na pandemia. A pandemia me ajudou muito. Desde o primeiro momento eu fiquei muito focado. Eu treinei todos os dias na pandemia, não parei, por isso esse resultado. Queria agradecer a todos, esse tempo é de todos nós- declarou Calvelo, militar classificado na prova dos 100m livre.

+Natação: Brasil conquista mais duas vagas em Tóquio no terceiro dia de seletiva olímpica

Outro destaque da noite foi o revezamento feminino 4x200m livre, que está a um passo de Tóquio. Após a tomada de tempo no quarto dia de Seletiva Olímpica, as nadadoras Nathalia Almeida, Larissa Oliveira, Gabrielle Roncatto e Aline Rodrigues, finalizaram a prova em pouco mais de oito minutos (8min00s92) e aguardam o resultado da repescagem para os Jogos Olímpicos. Atualmente 12 vagas já foram preenchidas pelos oito primeiros países no último Mundial e mais quatro vagas são disponibilizadas na repescagem, totalizando 16. O Brasil estava em oitavo lugar na repescagem, mas pulou para a segunda colocação com o tempo adquirido na Seletiva, ficando atrás apenas da Itália (7min59s68). A única preocupação brasileira agora é com o Campeonato Europeu que acontece em duas semanas e poderá tirar essa vaga do revezamento brasileiro.

+ Natação brasileira garante mais quatro vagas nos Jogos de Tóquio no segundo dia da seletiva olímpica

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile