Esportes olímpicos

Campeão dos 100m livre na Seletiva Olímpica é pego no doping e, por enquanto, não vai para Tóquio

André Calvelo - natação
Foto: Sátiro Sodré

Não se passaram nem 24h para que André Calvelo, vencedor da prova dos 100m livre, fosse suspenso dos Jogos Olímpicos. Uma substância não informada foi encontrada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) em um dos exames do atleta, resultando na exclusão do nadador das Olimpíadas até segunda ordem.

Em nota, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) declarou que a ABCD realizou a testagem fora do período de competição, no dia 18 de março, mas como a CBDA foi informada apenas na tarde desta sexta-feira(23), todos os resultados do jovem nadador da Unisanta estão suspensos provisoriamente.

Leia também: Natação: Brasil conquista mais duas vagas em Tóquio no terceiro dia de seletiva olímpica

Devido à suspensão de Calvelo, o nono colocado da fase eliminatória da prova dos 100m livre, Gabriel Santos, do Pinheiros, passa à final e ganha o direito de tomada de tempo oficial para os Jogos Olímpicos de Tóquio em dia a ser definido. O índice olímpico a ser batido é 48s57, caso Gabriel consiga um tempo melhor que esse, garantirá uma vaga nas Olimpíadas e se nadar abaixo de 48s87 entrará no revezamento 4x100m livre. No cenário em que Gabriel não alcança a marca desejada, quem fica com a quarta vaga no revezamento é Felipe Ribeiro Souza, quinto na final dos 100m livre de quinta-feira (22).

André Calvelo - Seletiva Olímpica
Seletiva Olimpica Brasileira de Natacao. Parque Aquatico Maria Lenk. 22 de abril de 2021, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Leia também: Natação brasileira garante mais quatro vagas nos Jogos de Tóquio no segundo dia da seletiva olímpica

Neste sábado acontecerão as últimas provas classificatórias da seletiva olímpica de natação, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Com início às 9h20, as eliminatórias serão transmitidas no Canal Olímpico do Brasil, já as finais se iniciam Às 18h30 com mesmo site de transmissão.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo