Basquete

NBA: Pivôs largam em vantagem na briga pelo MVP em busca de quebrar escrita

MVP NBA
Foto: Kyle Ross/Icon Sportswire via Imago Images

A temporada regular da NBA vive as últimas partidas e uma discussão deve começar em breve em torno do prêmio de MVP. Sem um favorito definido, muitos nomes chegam na reta-final com totais condições de ganhar, mas sem nenhuma unanimidade seja por torcedores, mídia ou os próximos jogadores. De qualquer forma, poderemos acompanhar a quebra de uma marca importante na liga.

Desde 1999/00, um pivô não ganha a eleição como melhor jogador da temporada regular. Na ocasião, Shaquille O’Neal, dos Lakers, esteve em 79 jogos com médias de 29.7 pontos, 13.6 rebotes, 3.8 assistências e 3.0 tocos por partida. O excelente ano do camisa 34 impulsionou Los Angeles para a conquista do título e marcou o início da dinastia da equipe que venceu três campeonatos em sequência. Em um recorte maior, apenas outros dois jogadores venceram nos últimos 30 anos: Hakeem Olajuwon (1993/94) e David Robinson (1994/95).

MVP
Shaquille O’Neal foi MVP da temporada 1999/00 e um dos grandes responsáveis pelo tricampeonato dos Lakers no início dos anos 2000 (MIKE FENDER/INDIANAPOLIS STAR via Imago Images)

A virada do século trouxe uma NBA muito mais focada em outras posições como ala e, mais recentemente, os armadores viraram as grandes estrelas da liga. Nomes como Stephen Curry, Russell Westbrook e James Harden estiveram – e ainda estão – em alta em uma época que os jogadores mais fortes fisicamente perderam espaço. No entanto, a escrita vem mudando nos últimos dois anos e promete ser ainda mais duradoura do que apenas uma rápida passagem.

Em 2020/21, Nikola Jokic e Joel Embiid são os grandes favoritos para levar o troféu individual. De um lado, o camaronês faz a melhor temporada da carreira com grande destaque para a crescente nos pontos, tocos e roubadas de bola, mas perdeu 20 jogos seja por lesão ou descanso. Em Denver, o sérvio alcançou em seu sexto ano um desempenho altamente satisfatório e que se sobressai na liga. Nos Nuggets, o camisa 15 vem sendo os protagonistas nos últimos anos e a temporada ainda melhor deixa o ‘Joker’ em uma situação melhor do que o rival por ter atuado em todas as partidas.

A juventude de Jokic (26) e Embiid (27) mostram que a NBA vive uma tendência diferente nos últimos anos. Se o “small ball” dos Rockets teve grande adesão até a temporada passada, a retomada de pivôs fortes, mas habilidosos parecem ser adequar ainda mais ao que o estilo da liga pede atualmente. Uma prova de que não será passageiro é a nova classe de jogadores com estilo parecido como DeAndre Ayton e Jarrett Allen, jovens que estão conquistando espaço nos Suns e Cavaliers, respectivamente, e podem em alguns anos alcançar um bom nível.

Quem levará o prêmio de MVP da temporada 2020/21 da NBA? Confira os números de cada jogador até aqui:

Nikola Jokic: 70 jogos com médias de 26.5 pontos, 10.9 rebotes, 8.4 assistências, 0.7 tocos e 1.3 roubadas de bola.

Joel Embiid: 50 jogos com médias de 28.8 pontos, 10.6 rebotes, 2.9 assistências, 1.4 tocos e 1 roubada de bola;

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo