Mais Esportes

No tie break, Cuba vence Brasil pela Liga das Nações

Divulgação: FIVB

Neste sábado (10), no terceiro jogo brasileiro pela Liga das Nações Masculina, o Brasil perdeu a invencibilidade ao enfrentar a seleção cubana, que não havia ganhado nenhum jogo na competição. A vitória cubana veio por 3 sets a 0, nas parciais de 16 a 25; 25 a 22; 29 a 27; 22 a 25 e 18 a 20. Com a derrota Brasil cai algumas posições na tabela da competição.

O JOGO  

O primeiro set foi marcado por vários erros por parte da seleção brasileira, o que facilitou o jogo agressivo de Cuba, que dominou o set com tranquilidade e colocou pressão no Brasil. A seleção brasileira também teve dificuldade no início do set com os atacantes das extremas, Abouba e Adriano, que logo foram substituídos por Bento e Honorato.

A seleção cubana montou um paredão, que deu um show de bloqueios e dificultou bastante o ataque brasileiro que teve de recorrer a outras táticas para tentar voltar a encostar no placar mas com uma atuação consistente de Cuba, a derrota na parcial foi inevitável: 16 a 25.

No segundo set, o ponteiro Honorato entrou no lugar de Adriano e Abouba após um descanso e conversa com o técnico, Renan, voltou para o jogo, começou a ser mais acionado e correspondeu. O oposto estreante na seleção brasileira foi um nome importante para o Brasil no segundo set. Bruninho, também começou a acionar mais os centrais, com a bola de primeiro tempo, para confudir o bloqueio cubano, tática que se mostrou efetiva e começou a dar resultados no segundo set.

Lucarelli foi um nome importante nos contra-ataques e fez defesas importantíssimas, que foram ponto chave para o empate no jogo. Com a reação brasileira, os cubanos foram perdendo a confiança mas continuaram com o forte bloqueio e ataque agressivo, porém com os brasileiros conseguindo anular os seus atacantes, Cuba viu o Brasil empatar a parcial com um placar de 25 a 22.

No terceiro set da partida, houve uma grande confusão. A parcial estava muito equilibrada e ao final o placar apontava 26 a 27 favorável ao Brasil, que estava prestes a fechar o set, até que em um ataque de Abouba foi para fora e a seleção brasileira logo pediu desafio de toque no bloqueio . A imagem que apareceu no telão do desafio que inicialmente deu ponto e encerrou o set, não era a imagem do lance que havia sido desafiado.

Inconformada com um erro decisivo, a seleção cubana inicou uma discussão com os árbitros, que inicialmente não entenderam mas assim que viram o erro cometido voltaram o jogo e a imagem correta apontou que não houve desvio no bloqueio.Cuba chegou a empatar a parcial, mas com erro de saque do cubano Lopez o Brasil fechou o terceiro set por 29 a 27.

Após a confusão no final do set, a seleção cubana voltou para o quarto set decidida a empatar a partida. Apoiada pela força do seu saque, Cuba não dava chances para o Brasil se recuperar, e Renan trocou várias peças ao longo do set, em uma tentativa de voltar para o jogo. Em vão. Com muita agressividade, Cuba levou a parcial por 22 a 25 e forçou o tie break.

O tie break começou como terminou o set anterior: Com muita agressividade no saque. A seleção brasileira ainda tentava equilibrar as ações, mas com uma atuação abaixo nos bloqueios, não conseguiu. A agressividade no saque marcou o final do jogo, que terminou com um ace do oposto Jesus Herrera, que deixou o placar em 18 a20 para Cuba.

Os cubanos comemoraram muito a vitória, já que foi a primeira vitória na competição. O próximo compromisso da seleção brasileira será amanhã, 11, às 15h30, contra a seleção dos Estados Unidos que lidera a competição com três vitórias até aqui.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo