Bahia

Nordestão: Bahia não vence Fortaleza desde 2017

Felipe Oliveira / EC Bahia

Na noite desta terça-feira (14) Bahia e Fortaleza farão o jogo mais aguardado da primeira fase da Copa do Nordeste. Às 21h30 (horário de Brasília), quando a bola rolar na Arena Fonte Nova, O Esquadrão irá em busca não apenas do primeiro triunfo na competição, mas também da quebra de um longo tabu que já dura seis anos contra o adversário, no Nordestão.

Neste momento você deve estar se perguntando: “como assim, mas e as semifinais de 2021, onde o Bahia eliminou o Fortaleza e avançou para o título contra o Ceará”? Sim, é verdade. Contudo, a classificação do Esquadrão só veio nos pênaltis, e o resultado oficial daquele jogo foi um empate em 0 a 0. A última vez em que o Bahia venceu o Fortaleza nos 90 minutos pela Copa do Nordeste foi em 2017, quando o volante Juninho Valoura e o atacante Edigar Junio marcaram os gols que garantiram os três pontos ao Tricolor Baiano, que terminou como campeão naquela temporada.

Desde então o Leão do Pici vem tendo melhor sorte nos duelos pela Copa do Nordeste, com duas vitórias e um empate, todas pela fase classificatória do campeonato: 2 a 2 em 2019, 2 a 1 em 2021 e 3 a 1 em 2022.

Juninho Valoura abriu o placar no triunfo em 2017 – Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Bahia e Fortaleza: semelhantes, mas em fases opostas

Únicas equipes nordestinas presentes na Série A em 2023, Bahia e Fortaleza possuem campanhas semelhantes na temporada. Enquanto os Esquadrão acumula 10 jogos, com 7 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, o Tricolor Cearense traz em seu cartel 8 jogos, com 6 vitórias e 2 derrotas. Porém, os momentos atuais são diferentes.

O Bahia, que vinha oscilando em campo, está há cinco jogos invicto, tendo vencido o último contra o Doce Mel, pela 8ª rodada do Baiano, com o time sub-20. Já o Fortaleza, que estava sobrando nos seis primeiros jogos da temporada, perdeu as duas últimas partidas: derrota no Clássico-Rei, para o Ceará, pelo Campeonato Cearense, e para o ABC, pela Copa do Nordeste, ascendendo assim o sinal de alerta na equipe de Juan Pablo Vojvoda.

Situação no Nordestão

No entanto, se a pressão do lado cearense é pela retomada das vitórias, a que ronda os baianos é a de se afastar da lanterna e chegar ao G4 da Copa do Nordeste. Isso porque o Bahia, após a derrota para o Sampaio Corrêa e o empate com o Ferroviário, soma apenas 1 ponto e ocupa a 7ª colocação do Grupo B. Enquanto isso, mais tranquilo no Regional, o Fortaleza é o 2º do Grupo A, com 6 pontos ganhos. As vitórias do Leão foram sobre Campinense, na estreia, e Sergipe, em jogo antecipado da 5ª rodada.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo