O desempenho da AlphaTauri foi uma das grandes surpresas nos testes de pré-temporada no Bahrein. Na última sessão, um novato na Fórmula 1 ficou com o segundo melhor tempo, mas seu truque foi descoberto: Yuki Tsunoda usou o DRS de forma maliciosa durante suas voltas rápidas.
O piloto japonês ativou a chamada “asa móvel” antes do momento permitido e em mais de uma oportunidade. Assim, o carro sofre menos nas retas e aumenta sua velocidade, consequentemente baixando o tempo da volta.
A ação de Tsunoda não é considerada irregular porque os testes de pré-temporada não fazem parte de um final de semana oficial da Fórmula 1. Caso tivesse ocorrido em algum dos treinos livres no Bahrein, o tempo de volta obtido seria desconsiderado e eventualmente uma punição poderia ser imposta ao piloto.
Questionado por uma emissora alemã, o chefe da AlphaTauri classificou o incidente de Tsunoda e o DRS como um erro de um piloto inexperiente. “Essa não era realmente a intenção. Ele é apenas um iniciante. Normalmente o sistema é ativado automaticamente. No futuro, ele não fará isso de novo”, afirmou Franz Tost.
O chefe da equipe ressaltou que esperam que Tsunoda cometa outros erros, normais dentro do aprendizado de um piloto. “Esperamos que sua curva de aprendizado seja bastante íngreme, então ele poderá atingir um bom desempenho muito rápido. É claro que teremos algumas batidas, isso é parte do programa de desenvolvimento. Mas o que é muito extraordinário é o controle que ele tem do carro, a força na frenagem e sua velocidade nas curvas”, elogiou.
“Se ele continuar seu processo de aprendizagem, como ele fez nos testes em Imola e Abu Dhabi no ano passado, tenho certeza que veremos corridas fantásticas”, concluiu Tost.
PERFORMANCE “SENSACIONAL”
Mesmo com o truque na utilização do DRS, o desempenho geral da AphaTauri dá esperanças para que a equipe consiga bons resultados em 2020 – quando venceu uma prova com Pierre Gasly, que continua na equipe. Helmut Marko, consultor da Red Bull, projeta a subsidiária italiana na briga com o pelotão intermediário.
“Acho que a AlphaTauri estará perto do pelotão do meio, que está muito parelho. Tem a Renault, tem a Ferrari e também a Aston Martin. Acho que a McLaren está um degrau à frente. Esperamos que haja uma batalha difícil lá”, explicou Marko para a RTL, emissora de Luxemburgo.
O ex-piloto austríaco também dedicou um tempo para comentar sobre a atuação de Tsunoda. “Nosso Yuki Tsunoda tem 20 anos, e só esteve nesse carro por um dia e meio, mas entregou uma performance sensacional”, definiu.
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