Faltando uma rodada para o término da fase de classificação do Campeonato Mineiro, os clubes brigam para terminar a primeira fase com bom desempenho: Cruzeiro, Atlético-MG, América-MG e Tombense avançarão à próxima fase, mas ainda não sabem quem vão enfrentar. Pensando no clássico entre Galo e Raposa, o ENM fez um levantamento da probabilidade de um novo embate acontecer entre as duas equipes.
+ Notícias do Atlético-MG
+ Notícias do Cruzeiro
O primeiro clássico entre as equipes aconteceu na fase inicial da competição. Na ocasião, o Cruzeiro venceu o Atlético-MG por 2 a 0, na Arena MRV, pela segunda vez consecutiva. O Galo ainda não conseguiu ganhar do seu rival em seu novo estádio.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de clássico na semifinal é de 22,4%.
Para que Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentem na semifinal, a Raposa pode empatar ou até mesmo perder para o Uberlândia, enquanto o Tombense precisa ser derrotado pelo América-MG. Assim, o Coelho se classificaria como primeiro geral e enfrentaria o clube de Tombos, enquanto os rivais avançariam com a segunda e terceira melhores campanhas.
Os jogos dos times na última rodada
- Cruzeiro x Uberlândia (Mineirão)
- Tombense x América-MG (Almeidão)
- Atlético-MG x Ipatinga (Arena MRV)
De acordo com o regulamento do Campeonato Mineiro, as semifinais serão definidas da seguinte forma: as equipes de melhor campanha têm a vantagem de escolher a ordem do mando de campo e de jogar por dois empates ou vitória e derrota, pelo mesmo saldo de gols, para avançar.