Grêmio

O Grêmio acertou na contratação de Thiago Santos? Veja os números

Foto: Reprodução/Site oficial FC Dallas

Uma das prioridades do Grêmio neste mercado de transferências era um primeiro volante. A função está em falta no elenco gremista hoje, apenas contando com jogadores subindo da categoria de base. Depois de criar expectativa sobre Rafael Carioca e Jaílson, o Grêmio contratou Thiago Santos, jogador vindo do FC Dallas dos Estados Unidos.

Mesmo sendo uma prioridade, pagar uma quantia tão elevada como essa – estima-se entre 1 milhão a 1,5 milhões de dólares – para um jogador de 31 anos que não é uma unanimidade parece um pouco estranho. Marcos Hermann, dirigente do Grêmio, concedeu entrevista a rádio Gaúcha e pediu para a torcida apoie o jogador e que tenha paciência, citando casos do passado.

– Isso é do jogo. Quando trouxemos o Geromel, fomos motivo de piada. Quando veio o Maicon, foi a mesma coisa. Teve o Kannemann também. Por outro lado, quando trouxemos o Diego Tardelli, foi festejado pela torcida. Temos que ter convicção. Trata-se de um jogador muito interessante. É um cinco de marcação, o primeiro volante. Por todos os clubes que passou, mostrou dedicação. Tem que se dar uma chance ao rapaz – disse.

Veja os números de Thiago Santos no FC Dallas

Thiago Santos chegou no clube americano em dezembro de 2019, depois de uma passagem vitoriosa pelo Palmeiras onde ganhou dois brasileiros e disputou mais de 180 jogos. O jogador é o legítimo “cão de guarda” jogando a frente da defesa, entregando uma forte marcação, desarmes e equilíbrio defensivo. Entretanto, peca no passe e construção de jogo, o que dificulta a a construção e transição a partir dele.

Mapa de calor de Thiago Santos – SofaScore

Segundo dados do SofaScore e do Footstats, na temporada de 2020 pelo FC Dallas o jogador disputou 22 jogos. Teve bons números defensivos, tendo 65 desarmes, 60 rebatidas e 62% dos duelos ganhos. A sua média de desarme é alta, sendo de 2,3 desarmes por jogo, o que fez do atleta o segundo com mais desarmes entre os 688 jogadores na MLS. Outro fator imporante é que o jogador não cometeu nenhum erro defensivo determinante. Entretanto, outros dados defensivos preocupam, como receber nove cartões amarelos, fazendo 45 faltas, o que fez o jogador ter uma alta média de faltas por jogo (2,5), e ter sofrido 37 dribles.

Na construção de jogo e participação ofensiva, teve 78% de eficiência no passe e 50% de acerto em passes longos, o que são médias baixas. O jogador não fez nenhum gol e não deu nenhuma assistência em 2020, mas deu 10 passes decisivos. Para um time que preza pelo jogo apoiado como o Grêmio, o jogador precisará melhorar estes conceitos para auxiliar mais o time nestes quesitos.

O Grêmio buscou em Thiago Santos um jogador diferente do que possui hoje no elenco. Se dará certo ou não, o tempo dirá. O valor gasto foi alto para alguém que não é unanimidade. Contudo, o fato de ser um protetor da defesa, pode potencializar o jogo de outras peças como Matheus Henrique, que poderá ser mais construtor e ritmista do time na fase ofensiva.

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo