Olimpíadas

Saiba como será o torneio do boxe das Olimpíadas 2020

Divulgação/Site Oficial da Confederação Brasileira de Boxe

As Olimpíadas de 2020 estão chegando e os mais diversos esportes já se mobilizam para suas respectivas realizações. O boxe, um das atrações da competição, não é diferente e a competição da nobre arte em Tóquio se iniciará no dia 24 de julho.

O formato do boxe olímpico para os Jogos deste ano já está pronto e traz novidades em relação ao torneio do Rio-2016. Se você quiser saber como será a competição do boxe nas Olimpíadas, o Portal ENM conta todos os detalhes.

Classes de peso

Em Tóquio-2020. serão 13 classes de peso que disputarão as medalhas olímpicas, oito para as divisões masculinas e cinco para as feminina. É o mesmo número de categorias disputadas no Rio-2016, mas no Brasil foram dez categorias para os homens (saem nesta Olimpíada os mini-moscas e peso-galo) e apenas três para as mulheres (que ganharam as disputas do peso-pena e meio-médio).

As classes masculinas a serem disputadas são estas: peso-mosca (até 52kg), peso-pena (até 57kg), peso-leve (até 63kg), peso-meio-médio (até 69kg), peso-médio (até 75kg), peso-meio-pesado (até 81kg), peso-pesado (até 91kg) e super-pesado (acima de 91kg).

As cinco divisões de peso da disputa feminina do boxe das Olimpíadas são respectivamente o peso-mosca (até 51kg), peso-pena (até 57kg), peso-leve (até 60kg), peso-meio-médio (até 69k) e peso-médio (até 75kg).

O torneio em si

O torneio do boxe olímpico é eliminatória simples. Cada país pode indicar um(a) lutador(a) para cada divisão de peso, desde que passando pelos devidos Pré-Olímpicos regionais ou pelo Pré-Olímpico Mundial. Ao todo, segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), 286 boxeadores estarão presentes na competição, com as vagas destinadas às femininas ao todo sendo 100.

A competição segue da seguinte maneira: os (as) lutadores (as) são sorteados em suas respectivas categorias para formar as chaves . Quem vencer a luta avança até a próxima fase até que restem dois (ou duas) finalistas, que duelam pela medalha de ouro (obviamente, quem perder a disputa leva a prata). Quem perde nas semifinais ganha a medalha de bronze, com a modalidade sendo uma das que não possui disputa direta pelo terceiro lugar e, assim premiando dois lutadores com o bronze.

Regras e novidades

Cada luta de boxe tem três rounds de três minutos cada, com descanso de um minuto entre os assaltos. Para se vencer uma luta, basta conseguir um nocaute ou vencer pontos na decisão dos juízes, conforme as regras do esporte. Para anotar a pontuação, os jurados usam o ’10-point must’, sistema usado no boxe profissional e também no MMA, em que o vencedor(a) de cada rounds leva 10 pontos e o perdedor entre 7 ou 9 pontos. Até 2013, as regras eram as do boxe amador, em que qualquer golpe considerado contundente anotava-se um ponto a quem deu tal soco.

Além destas formas, também pode se vencer por interrupção do árbitro quando um(a) dos(das) participantes não estiver mais em condições de participar do combate. Também uma luta pode ser vencida por desqualificação, W.O. (quando um(a) dos(das) boxeadores(as) não comparece à luta) ou por desistência quando o córner joga a toalha no ringue.

A partir dos Jogos do Rio, protetores de cabeça não são mais usados nas lutas das divisões masculinas, em outra forma de se aproximar os duelos olímpicos (ainda sob auspícios da AIBA, que cuida do boxe amador) dos eventos profissionais. Apenas as lutas femininas as boxeadoras devem usar tal proteção.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo