Mais Esportes

Olimpíadas de Tóquio podem acontecer sem público estrangeiro, diz site

Olimpíadas sem público estrangeiro
Divulgação / Twitter Jogos Olímpicos

Marcada para começar em julho de 2021, as Olimpíadas de Tóquio podem acontecer sem público estrangeiro, de acordo com informação divulgada pela Kyodo News. A decisão já estaria tomada, mas seria oficializada na reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI) que acontece no fim do mês.

A proposta é uma forma de reduzir a resistência local contra os Jogos, que já foram adiados em 2020, em função da pandemia do novo coronavírus. A mudança da data teria causado um gasto adicional de 15 bilhões de dólares.

O Governo Japonês, o COI e o Comitê Organizador esperam evitar que pessoas de diferentes países levem ao Japão outras cepas do vírus, causando novos surtos de outras variantes. A possibilidade de realizar as competições sem público algum também foi discutida, mas a venda de ingressos permanece como um fator importante para reduzir o prejuízo financeiro.

Uma pista de que os Jogos poderiam ocorrer sem público estrangeiro foi dada na semana anterior, quando foram anunciadas restrições de público no revezamento da tocha olímpica, que começa em 25 de março. “Gostaríamos muito que pessoas de todo o mundo viessem a um estádio cheio, mas a menos que estejamos preparados para aceitá-los e a situação médica no Japão seja perfeita, isso causará muitos problemas também para os visitantes do exterior”, disse a chefe do Comitê Organizador, Seiko Hashimoto.

Na mesma entrevista, Toshiro Muto, CEO do Comitê, seguiu a mesma linha. “O Japão não permite a vinda de pessoas de outros países neste momento. Serão permitidas assim que a situação melhorar, mas acho que não é fácil a situação melhorar ao ponto de podermos recebê-los com facilidade”, disse.

A decisão de barrar estrangeiros e só permitir espectadores japoneses também valeria para as Paralimpíadas, que ocorrem a partir de 24 de agosto.

LEIA TAMBÉM: Saiba quais são as vagas confirmadas para o Brasil até agora

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo