Ceará

OPINIÃO: Ceará encara grupo difícil na Sul-Americana, mas tem boas chances de avançar

Foto: Conmebol

Os grupos da Sul-Americana foram sorteados, nesta sexta-feira(9). Desta forma, os adversários do Ceará estão definidos. O Alvinegro ficou no Grupo C, junto ao Jorge Wilstermann, que era cabeça de chave, Arsenal de Sarandi e o perdedor entre Bolívar e Junior Barranquilla.

Destes adversários, os aparentemente mais complicados são os vindos da fase preliminar da Libertadores. O Junior, por conta da dupla de ataque conhecida internacionalmente, Borja, ex-Palmeiras e Téo Gutierrez, que jogou a Copa do Mundo de 2014, formam a linha de frente dos colombianos. Na atual temporada, não vive um grande momento é o 5º colocado no torneio Apertura, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Colombiano.

Enquanto, Bolívar e Jorge Wilstermann, ambas equipes bolivianas, são adversários que jogam na altitude, o que para qualquer time é um fator terrível. No caso do Ceará, ainda mais, a equipe de Guto Ferreira atua sem a bola, ou seja, o desgaste físico pode ser mais sentido. Serve como exemplo o primeiro jogo da pré-Libertadores disputado no estádio Hermano Siles, na Bolívia, onde o Bolívar venceu, o favorito Junior Barranquilla, por 2×1. No Campeonato Boliviano, recém iniciado, o Bolívar ocupa a 7ª colocação, com seis pontos e o Jorge Wilstermann,é o 11º com três pontos em três rodadas disputadas.

Apesar de tradicional, a equipe argentina do Arsenal de Sarandí não vive um bom momento. Na Copa da Liga Profissional, o Arsenal é o lanterna do torneio, com apenas dois pontos em oito partidas. Dito isto, pode ser considerado o mais fraco do grupo, porém só na teoria, já que o futebol argentino costuma ser muito forte em contextos adversos.

O Ceará fez um grande investimento, contratou jogadores com experiência internacional e deve bater de frente com todos os adversários da competição. Os principais pontos de destaque do grupo são as equipes bolivianas que jogam na altitude, mas que são bem vulneráveis quando jogam fora dela. O Arsenal, que vive um momento terrível, mas costuma incomodar, quando por exemplo segurou o River Plate com um homem a menos. No pior cenário, o Junior Barranquilla recentemente campeão da Sula e com uma grande dupla de ataque.

É difícil, porém bem dentro da possibilidade, Não tem segredo, é vencer todas em casa e beliscar um ponto fora. Os matemáticos apontam, que 10 pontos é a pontuação mínima para avançar .

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo