Internacional

Opinião: Empate contra o Caxias escâncara problemas do Internacional

Ricardo Duarte/Internacional

Na última quarta-feira (08), o Internacional teve mais um resultado decepcionante no Campeonato Gaúcho. Jogando em casa, e com time completo, o Colorado acabou ficando no empate em 2 a 2. A igualdade, inclusive, só veio nos acréscimos, graças a gol de Alexandre Alemão. Tudo isso diante de um time previsível e sem novidades neste início de temporada.

O primeiro grande problema do Internacional, neste início de ano, é tático. O time só consegue render bem em um esquema sem centroavantes fixos. A virada sofrida, por exemplo, veio após Mano Menezes tirar Pedro Henrique e colocar Alexandre Alemão. Não havendo um 9 fixo, o Colorado se movimenta mais e coloca mais homens dentro da área. Já com uma referência, a equipe acaba apelando demais para as jogadas de pivô, se tornando alvo fácil para a marcação.

A parte tática, inclusive, também envolve a reação do time ao estar vencendo. Nos últimos jogos, após sair na frente do placar, o Internacional vem diminuindo o ritmo, permanecendo mais na defesa. Essa estratégia arriscada até deu certo contra São Luiz e Ypiranga, mas acabou custando caro diante do Caxias. Já passou da hora de Mano Menezes rever esse pensamento de futebol.

Outro fator determinante para o início de temporada ruim do Internacional é a queda de rendimento de dois jovens. Pilares de Mano Menezes na última temporada, Johnny e Maurício ainda oscilam muito, fazendo jogos muito abaixo do exigido, perdendo bolas fáceis e matando contra-ataques promissores. Não há dúvida que qualidade eles tem, mas talvez o técnico precise repensar a titularidade, pelo menos no Gauchão.

O problema, contudo, é que para tirar Johnny e Maurício, Mano Menezes precisa encontrar substitutos, que não estão no elenco. Até agora, nesta janela de transferências, o Internacional não contratou nenhum jogador para a titularidade. Baralhas até pode atuar com 5 na vaga do titular, mas não foi para isso que chegou. Já no meio, as opções no banco são apenas os garotos da base Lucas Ramos e Estevão, muito pouco para as ambições do Colorado na temporada.

Para saber tudo sobre o Internacional, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Para finalizar, falta ao Internacional aquilo que já é consenso e debatido em todos os debates entre torcedores, a demora para contratar um centroavante. Desde o final da temporada, já se sabia que Braian Romero e Mikael dificilmente seguiriam no clube. Portanto, a direção do Colorado teve tempo de sobra para buscar um 9 de referência. Sobram desculpas, como o fechamento da janela de transferências europeia ou problemas financeiros, e falta atitude para mostrar que, de fato, há o objetivo de ver o Internacional de novo como campeão de algo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo