Palmeiras

Palmeiras 106 anos: relembre grandes momentos e curiosidades do antigo Palestra

(FOTO: DIVULGAÇÃO/PALMEIRAS/CESAR GRECO)

Isabela Savarezzi e Julio Cavallaro

No dia 26 de agosto de 1914 foi fundado o Palestra Itália, agremiação esportiva que tinha como objetivo maior trazer representatividade para a grande comunidade italiana, em São Paulo, no início do século XX. Em 1942, pressionado a mudar de nome pelas tensões da guerra, o Palestra se batizou Palmeiras. Da fundação para cá já são 106 anos de muitas lutas, derrotas, vitórias, glórias e conquistas.

Relembre conosco, do Esporte News Mundo, algumas dessas conquistas e curiosidades sobre o Alviverde Imponente.

MAIOR CAMPEÃO NACIONAL

O Palmeiras é o maior campeão nacional, com 13 títulos ao todo. Desses, são 10 Campeonatos Brasileiros (1960, 1967, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016 e 2018) e 3 Copas do Brasil (1998, 2012 e 2015).  

PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL

No dia 22 de julho de 1951, o Palmeiras consagrou-se o primeiro campeão mundial. Depois de um empate e uma vitória frente a forte Juventus–ITA, o Brasil assistiu e ouviu o alviverde imponente soltar o grito de campeão no Maracanã. O título, logo após a decepção da Copa do Mundo de 1950, foi importante na reconstrução da identidade torcedora do brasileiro.

CRIAS DA ACADEMIA EM ALTA

As Crias da Academia, como são chamados os jovens jogadores da base alviverde, que vivem seu melhor momento em toda a história do clube. Desde 2017, já são 76 conquistas do Sub-10 ao Sub-20. Hoje, um dos pilares do time principal é formado por Gabriel Menino e Patrick de Paula, joias da base. Os jovens palestrinos já acumulam convocações para as categorias de base da seleção brasileira, com 72 chamadas de 2017, até o momento.

MASCOTES DO VERDÃO

O periquito é o primeiro mascote do Palmeiras. Surgiu em 1917 mas só se consolidou nos anos 40. O apelido nasceu por dois motivos. O primeiro foi quando os jogadores passaram a se vestir de verde para jogar e, o segundo, pois a ave era típica na região do Palestra Itália. Já o porco surge de uma história trágica, mas que acabou sendo adotada pela torcida palestrina. Após acidente de jogadores do Corinthians e má decisão do presidente do clube alviverde da época, o seu maior rival passou chamá-los de porcos. 10 anos depois, os torcedores do Palmeiras resolveram adotar o apelido, acabando com as “gozações”.

SELEÇÃO PALESTRINA

Ditando o nível do futebol brasileiro, o clube alviverde já representou a Seleção Brasileira em 1965. Com o time chamado de “primeira academia” o elenco verde e branco foi escalado em sua totalidade, inclusive a comissão técnica. Time que contava com nomes como: Valdir de Morais, Djalma Dias, Djalma Santos, Julinho, Servílio e o craque Ademir da Guia, disputou a Taça Inconfidência na inauguração do Mineirão contra o Uruguay e venceu por 3 a 0. Essa foi a primeira e única vez em que um time completo representou a Seleção.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo