São Paulo

Pelo quarto ano seguido, São Paulo é eliminado por argentinos

FERNANDO BIZERRAf/POOL/AFP via Getty Images

A vida do São Paulo não está nada fácil em competições mata-mata. Além dos reveses em torneios nacionais, o Tricolor foi eliminado por argentinos nas últimas quatro competições que disputou na América do Sul.

Após ser despachado pelo Lanús, na segunda fase da Copa Sul-Americana, o São Paulo acumulou a quarta eliminação consecutiva para rivais argentinos em competições sul-americanas.

Defensa y Justicia, Colón, Talleres e Lanús foram os ‘hermanos’ que despacharam o São Paulo nos últimos anos. Relembre:

2017 – Defensa y Justicia

São Paulo e Defensa y Justicia pela Sula de 2017. Foto: Paulo Pinto/saopaulofc.net

As eliminações para os argentinos começaram a assombrar o São Paulo em 2017. Na Copa Sul-Americana daquele ano, o Tricolor treinado por Rogério Ceni foi eliminado para o Defensa y Justicia, ainda na primeira fase do torneio.

Na ida, empate sem gols na Argentina. Na volta, 1 a 1 no Morumbi, classificando o Defensa pelo critério de gol fora. Com o revés para os argentinos, o Tricolor somava a sua terceira eliminação seguida no ano de 2017 (Paulistão – Corinthians e Copa do Brasil – Cruzeiro).

2018 – Colón

Duelo diante do Colón-ARG pela Sul-mericana de 2018. Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Pelo segundo ano seguido, o Tricolor era eliminado por um rival argentino em competições continentais. Dessa vez, o Tricolor Paulista foi despachado nos pênaltis para o Colón, pela segunda fase da Sul-Americana.

Depois de ser derrotado em casa por 1 a 0, a equipe comandada por Diego Aguirre venceu em solo argentino pelo mesmo placar, carregando o confronto para as penalidades. O zagueiro Bruno Alves foi o único que desperdiçou a cobrança e viu os ‘hermanos’ comemorarem a classificação para as oitavas.

2019 – Talleres

Derrota para o Talleres, no jogo de ida da Pré-Libertadores em 2019. Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Em 2019, ocorreu o que muitos consideram o maior vexame do São Paulo em competições internacionais. Na oportunidade, o Tricolor foi eliminado na Pré-Libertadores para o Talleres, fazendo a pior campanha da equipe na história da competição.

No jogo de ida, vitória do Talleres por 2 a 0, na Argentina. Na volta, mesmo com 44 mil pessoas lotando o Morumbi, o Tricolor não saiu do zero, sendo eliminado da Liberta. A eliminação custou o cargo do técnico André Jardine, que havia sido efetivado meses antes.

2020 – Lanús

Mesmo vencendo, o Tricolor foi despachado pelo Lanús na Sul-Americana 2020. Foto: STAFF CONMEBOL

Após ser eliminado na fase de grupos da Libertadores, o São Paulo garantiu o terceiro lugar do grupo D, ficando com o direito à vaga direta na segunda fase da Sula. No sorteio, o Tricolor se viu encarando o Lanús, equipe argentina que estava há sete meses sem jogar oficialmente por conta da parada do Coronavírus.

Mesmo com o hiato de sete meses, os Granates foram melhores que o São Paulo nos dois confrontos. Na ida, superou os brasileiros por 3 a 2, sem metade da equipe que havia entrado em campo sete meses antes. Na volta, o gol nos acréscimos garantiu a derrota dos argentinos por apenas 4 a 3, levando a melhor pelo critério de gol fora.

ARGENTINOS ‘MUY AMIGOS’?

Desde o último título do São Paulo, conquistado em 2012, a equipe tem retrospecto para lá de preocupante contra rivais argentinos. Desde então, foram 18 partidas disputadas contra os ‘hermanos’, com cinco vitórias Tricolores, seis derrotas e outros sete empates.

Além das últimas quatro eliminações consecutivas, em 2020, o São Paulo caiu no grupo D na Libertadores, o mesmo de River Plate. Nos duelos, o Tricolor empatou por 2 a 2 no Morumbi e perdeu por 2 a 1 em solo argentino.

Para a sequência da atual temporada, o São Paulo terá o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil pela frente. Na Copa, o Tricolor já está nas quartas de final e aguarda sorteio para definir o adversário. No Brasileirão, enfrenta o Goiás, no sábado (07), pela primeira rodada do segundo turno.

Para saber tudo sobre o São Paulo siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo