O pentatlo moderno abriu sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio nesta quinta-feira (5). A esgrima em ambos os gêneros foi o primeiro dos cinco fundamentos do esporte a ter seus duelos realizados. O Portal ENM mostra os detalhes do primeiro dia do certame.
Alemã sai na frente na prova feminina; Ieda Magalhães fica em 30º
As partidas femininas da esgrima foram as primeiras a serem realizadas dentre as do pentatlo moderno. Quem largou na frente foi a alemã Annika Schleu, que terminou a primeira das cinco provas na liderança, com 274 pontos. Cada participante teve 45 duelos a realizar dentro desta fase.
Siga Ao Vivo os JOGOS OLÍMPICOS no Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook .
Para conseguir terminar a esgrima como líder, Schleu teve desempenho praticamente impecável, com 29 vitórias e apenas 6 derrotas em suas partidas. A segunda colocação fica com a sul-coreana Sehee Kim, com um ‘cartel’ de 24-11 e 244 pontos. A irlandesa Natalya Coyle e Uliana Batashova, do Comitê Olímpico Russo, dividiram a terceira posição, com 238 pontos. Mas a pentatleta da Irlanda ficou à frente por critérios de desempate.
Ieda Magalhães é a representante do Brasil no pentatlo feminino. A brasileira terminou esta fase da esgrima em 30º lugar, com 184 pontos, mesma pontuação de outras quatro participantes. Nas partidas de esgrima, foram 14 vitórias e 21 derrotas.
Nesta sexta-feira (6) acontecem o restante das provas femininas (natação, fase ‘bônus’ da esgrima, equitação e prova combinada de tiro e corrida). Será na prova que combina modalidades de atletismo e tiro que sairão as medalhistas do pentatlo dos Jogos Olímpicos.
Britânico lidera prova masculina
A parte masculina das provas de esgrima do pentatlo moderno também foram disputadas nesta quinta-feira. Nesta primeira parte da competição, quem se deu bem foi Joseph Choong da Grã-Bretanha.
Choong e Alexander Lifanov, do Comitê Olímpico Russo, terminaram a disputa com o mesmo número de pontos (250) e o mesmo ‘cartel’ (25 vitórias e dez derrotas). O britânico precisou dos critérios de desempate para ficar à frente na primeira fase das provas da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.
Clique aqui para conferir a agenda completa de todas as modalidades
A terceira posição também teve que recorrer aos critérios de desempate. Ilya Palakazov, de Belarus, e Justinas Kinderis, da Lituânia, fecharam o primeiro dia com 244 pontos, decorridos de 24 vitórias e 11 derrotas. Pelos critérios de desempate, o bielo-russo ficou com a terceira posição e o lituano na quarta.
Não há representantes do Brasil na prova. Neste sábado (7), ocorrem os eventos restantes do pentatlo, que decidirão os medalhistas da competição em Tóquio