Automobilismo

Perez “vacila” em classificação e tem desentendimento com Verstappen na Sprint; Confira resumo da classificação

Sérgio Perez é um dos pilotos que mais encontra dificuldades no atual momento da Formula 1. Sendo eclipsado por seu companheiro de equipe, Max Verstappen, ‘Checo’ vem mostrando certo derretimento na temporada.

Sem performar bem em 4 classificações consecutivas, o mexicano desagradou o projetista Adrian Newey por bater e expor o assoalho do RB19, o que gerou uma pressão interna em cima de Helmut Marko para que ele exigisse mais rendimento do piloto, que performa muito longe de seu companheiro Verstappen.

A situação fica ainda mais grave quando Daniel Riccardo, prata da casa e o único companheiro de equipe de Verstappen a bate-lo em toda sua carreira, é o piloto reserva.

Christian Horner, por outro lado, está satisfeito com o desempenho de Perez, pelo menos até o fim de seu contrato, que é na próxima temporada, criando assim uma disputa interna de forças entre os cabeças do projeto da RedBull acerca do piloto.

Outro piloto RedBull que está com a “batata assando” é Nick De Vries. O ex campeão da Formula E chamou atenção da fabricante de energéticos após pontuar com a Williams, na sua estreia, quando substituiu Alexander Albon em Monza, quando o Tailandês passava por uma cirurgia de apendicite.

O Holandês então foi contratado para substituir Pierre Gasly na Alpha Tauri., imaginando que facilmente venceria o japonês Yuki Tsunoda no duelo interno, mas o que se vê até aqui é um passeio do nipônico e um De Vries esgotando a paciência de Helmut Marko.

O prazo de adaptação dado a De Vries era de uma temporada, mas após péssimas exibições em sequência, esse limite foi diminuído para três corridas, onde o GP da Áustria e o piloto continua sem demonstrar bom rendimento, onde ainda segue zerado em pontos e quase nunca se classifica para o Q2.

Tendo o jovem neozelandês Liam Lawson mirando a vaga na Alpha, a história de De Vries na formula 1 parece estar se encerrando prematuramente. Apesar de rápido em todas as catégorias que competiu, não conseguiu fazer frente a um mediano Yuki Tsunoda e deve perder seu assento para o piloto da Super Formula.

A McLaren demonstra uma evolução constante e assusta a Mercedes. Se no inicio da temporada a equipe de Woking parecia estar no nivel de Williams e Alpha Tauri, hoje ela se coloca na briga por pódios junto de Aston Martin, Mercedes e Ferrari.

Com uma evolução rápida do carro, um Norris em boa forma, e um Piastri se adaptando muito bem, a McLaren volta a ser uma equipe recorrente nos pontos e projeta um horizonte promissor, contando também com o novissimo tunel de vento que será inaugurado em 2024.

Entrando novamente no Q3 e voando em tempos, Lando conseguiu uma excelente P4 e larga na segunda fila, enquanto Piastri, apesar de não ir tão bem em treinos, se mostra competente e desenvolve um ritmo de corrida bastante sólido.

Ferrari volta a competir com novo pacote de atualizações, vira próximo de Verstappen e coloca seus carros em P2 e P3. Leclerc poupou equipamento no quali da sprint e na sprint, fechando em P6 no quali e P3 na corrida.

Sainz também poupou no quali, largou de quinto, mas na corrida deu um show e conseguiu um pódio, mantendo ritmo em uma boa temporada.

Na Mercedes, Russell parece ter mais dificuldade em se adaptar com o carro. Apesar de uma excelente Sprint, não foi veloz o suficiente na classificação de Sexta e domingo larga apenas na décima primeira posição.

Hamilton por sua vez, continua andando bem, mas com mais dificuldades de brigar por posições na ponta devido a súbita evolução de Ferrari e Mclaren, onde foi distante da briga pela 1a fila e se contentou com um quinto lugar.

Na Sprint, o heptacampeão largou em 18o, teve um excelente ritmo de prova e fechou em décimo, não conquistando pontos, mas fazendo uma atuação digna de um gênio do esporte.

Apesar de ser um carro bem superior ao que começou a temporada, continua tendo problemas com pistas de alta, onde é facilmente superado pela rival Ferrari.

A Aston Martin parece ter estagnado seu desenvolvimento. Antes brigando sempre pelas primeiras filas, a equipe britânica hoje se contenta ao ver as tradicionais Mercedes, Ferrari e McLaren brigar pelos lugares que antes os pertencia.

Talvez sofrendo por falta de atualizações, o “carro verde” perde terreno enquanto Stroll parece reacender em briga interna na equipe.

Confira agora resultados do Quali para domingo:

1º Max Verstappen (RBR)
2º Charles Leclerc (Ferrari)
3º Carlos Sainz (Ferrari)
4º Lando Norris (McLaren)
5º Lewis Hamilton (Mercedes)
6º Lance Stroll (Aston Martin)
7º Fernando Alonso (Aston Martin)
8º Nico Hulkenberg (Haas)
9º Pierre Gasly (Alpine)
10º Alexander Albon (Williams)
11º George Russell (Mercedes)
12º Esteban Ocon (Alpine)
13º Oscar Piastri (McLaren)
14º Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
15º Sergio Pérez (RBR)
16º Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
17º Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
18º Logan Sargeant (Williams)
19º Kevin Magnussen (Haas)
20º Nyck de Vries (AlphaTauri)

Quali da Sprint:

1º Max Verstappen (RBR)
2º Sergio Pérez (RBR)
3º Lando Norris (McLaren)
4º Nico Hulkenberg (Haas)
5º Carlos Sainz (Ferrari)
6º Fernando Alonso (Aston Martin)
7º Lance Stroll (Aston Martin)
8º Esteban Ocon (Alpine)
9º Charles Leclerc (Ferrari)
10º Kevin Magnussen (Haas)
11º Alexander Albon (Williams)
12º Pierre Gasly (Alpine)
13º Yuki Tsunoda (Alpha Tauri)
14º Nyck de Vries (Alpha Tauri)
15º George Russell (Mercedes)
16º Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
17º Oscar Piastri (McLaren)
18º Lewis Hamilton (Mercedes)
19º Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
20º Logan Sargeant (Williams)

Resultados da Sprint:

1º Max Verstappen (RBR)
2º Sergio Pérez (RBR)
3º Carlos Sainz (Ferrari)
4º Lance Stroll (Aston Martin)
5º Fernando Alonso (Aston Martin)
6º Nico Hulkenberg (Haas)
7º Esteban Ocon (Alpine)
8º George Russell (Mercedes)
9º Lando Norris (McLaren)
10º Lewis Hamilton (Mercedes)
11º Oscar Piastri (McLaren)
12º Charles Leclerc (Ferrari)
13º Alexander Albon (Williams)
14º Kevin Magnussen (Haas)
15º Pierre Gasly (Alpine)
16º Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
17º Nyck de Vries (AlphaTauri)
18º Logan Sargeant (Williams)
19º Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
20º Valtteri Bottas (Alfa Romeo)

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo