Seleção Brasileira

Pia Sundhage diz estar orgulhosa de campanha do Brasil na Copa América

Foto: Thais Magalhães/CBF

Com 100% de aproveitamento e sem sofrer gols nos seis jogos disputados durante a Copa América, a Seleção Brasileira conquistou o torneio continental pela oitava vez em sua história. O desempenho mostrado na Colômbia, sede da competição, deixou a técnica Pia Sudhage bastante satisfeita e orgulhosa. Após a conquista a treinadora falou sobre o desempenho do Brasil e elogiou o fato de a equipe ter conseguido passar toda a competição sem ter sido vazada.

— É sempre muito bom fazer algo que ninguém conseguiu fazer antes. Não sofrer gols é impressionante e isso se deve a uma defesa sólida, com jogadoras experientes como a Tamires. Temos jogadoras mais jovens na frente da última linha e, para mim, tem sido fantástico vivenciar a Copa América. Por tudo que já vi estando nos EUA, na China e na Suécia, em todas aquelas Copas e Olimpíadas, estou muito grata pela final e pela atmosfera, porque as duas equipes mereciam isso. E estou muito orgulhosa de ter vindo lá da Suécia e ganhado essa bela medalha, graças às minhas jogadoras. Muito obrigada — disse Pia Sundhage.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Falando sobre a decisão diante da Colômbia, anfitriã da Copa América, a técnica da Seleção Brasileira admitiu que sua equipe poderia ter conseguido um melhor desempenho na final. Apesar disso, Pia Sundhage também reconheceu os méritos da Colômbia, que dificultou bastante a atuação do Brasil na decisão da Copa América.

— Não conseguimos manter a posse no meio de campo. Elas roubaram a bola nesse setor e nós não mudamos o ponto de ataque para usar as alas e alargar o campo. A Colômbia teve 12 ou mais contra-ataques na primeira meia hora de jogo. Isso significa que estamos perdendo a bola lá na frente, quando estamos avançando, e não fazemos o balanço defensivo. A Colômbia fez um ótimo jogo e foi muito inteligente ao recuperar a bola, ir ao ataque e nos pressionar — analisou Pia, que projetou tudo o que precisa melhorar na equipe.

— O principal é o aspecto tático, especialmente quando começamos o jogo e em relação ao ataque. A defesa é sólida e fomos bem nisso durante a partida, mas precisamos ser mais táticas e ter mais capacidade de mudar essa tática. As jogadoras que vêm do banco às vezes vão bem e, em outras, não vão como queríamos. É um desafio para jogadoras mais novas, porque atletas dessa idade, principalmente as brasileiras, têm muitos sentimentos. Se jogam com base nas emoções e vão bem, é fantástico. Mas se vão mal, precisam confiar na compactação e na tática. Para melhorar isso, precisamos de jogadoras experientes e de confrontos com adversários fortes — finalizou Pia Sundhage.

Com a conquista da Copa América, o Brasil garantiu vaga para disputar a Copa do Mundo feminina, que acontece no próximo ano e terá a sede dividida entre Austrália e Nova Zelândia. Além disso, o Brasil também está classificado para disputar as Olimpíadas de Paris, em 2024.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo