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Piastri acerta com a Mclaren, que dá aviso prévio a Ricciardo para o fim de 2022

divulgação Oscar Piastri

A FIA definiu na sexta (5) que o contrato entre a Alpine e o piloto Oscar Piastri, atual campeão da fórmula 2 e ainda por estrear na Fórmula 1, é inválido. Por isso, o australiano fechará com a Mclaren, equipe pela qual é piloto de testes, assim como na Alpine. Com isso, o experiente Daniel Ricciardo, que vem de temporadas instáveis desde que chegou à equipe inglesa, não deverá vestir o azul e o papaia para 2023.

Todo esse rolo começou quando Sebastian Vettel anunciou sua aposentadoria, deixando assim aberto seu assento da Aston Martin para o ano que vem. Com isso, Fernando Alonso, num golpe de surpresa, confirmou que sairá da Alpine e será companheiro do canadense Lance Stroll.A vaga na Alpine se abriu, e o óbvio de se concluir era que Oscar Piastri assumiria o pleito, pois vencera em 2021 a Fórmula 2 e compõe hoje o quadro de pilotos da equipe francesa. Só que Piastri também trabalha com a McLaren, e isso foi mais um nó cego na confusão toda.

Alpine anunciou no começo da semana a confirmação de Piastri no grid de 2023. Porém o australiano logo em seguida publicou um tweet negando veementemente tudo que foi dito pela equipe, inclusive dizendo que não correrá por ela em 2023. Assim, a vaga de Piastri ganhou sobrevida na McLaren, que por sua vez já cogitava, em boatos e sussurros, a saída de Ricciardo.

Havia uma cláusula no contrato entre Alpine e Oscar Piastri, na qual a equipe francesa deveria cumprir em 30 dias um prazo para decidir o futuro do piloto. Como não o fez, a FIA entendeu a invalidez do documento e deixou Piastri livre para outras negociações.

Com a definição da FIA de que o contrato que a Alpine com Piastri era de fato inválido para os termos que a equipe francesa impunha, a McLaren confirmou a chegada do jovem australiano através das negociações com seu empresário, o ex-piloto Mark Webber.

Otmar Szafnauer, chefe da Alpine, afirmou que não veria problemas com o retorno de Ricciardo à equipe. O piloto já a havia defendido em 2019 e 2020, quando era Renault, e conquistou dois pódios. Ricciardo não tem interesse em ir para a Fórmula E, mas sim em permanecer na Fórmula 1.

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