Futebol Internacional

Portugal atropela Luxemburgo e dispara na liderança do Grupo J

Portugal aplicou maior goleada de sua história sobre Luxemburgo (Patrícia de Melo Moreira/AFP via Getty Images)

Atuação impecável e cheia de recordes manteve portugueses com máximo aproveitamento nas Eliminatórias

Patrícia de Melo Moreira/AFP via Getty Images

Pela sexta rodada das Eliminatórias à Eurocopa 2024, Portugal e Luxemburgo se enfrentaram no Estádio Algarve, no Faro/POR, na tarde desta segunda-feira (11). O fato dos portugueses não jogarem com Cristiano Ronaldo pelo fato do atacante estar suspenso pelo acúmulo de cartões não foi problema. Pelo contrário, os lusitanos foram ainda mais eficientes e golearam por 9 a 0. Gonçalo Inácio, Gonçalo Ramos, Diogo Jota (ambos dois gols cada), João Félix, Bruno Fernandes e Ricardo Horta assinalaram os tentos da maior goleada portuguesa de todos os tempos.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.

Com a abissal diferença no potencial técnico das duas seleções, Luxemburgo entrou em campo apenas para se defender. Ainda assim, cedeu espaços na marcação que favoreceu a força ofensiva de Portugal. O fato do primeiro gol ter saído logo no início favoreceu o confronto para os donos da casa. Aos 12 minutos, Bruno Fernandes cruzou da direita após cobrança de escanteio e Gonçalo Inácio subiu bem para cabecear no canto esquerdo do goleiro Moris. Aos 17, a vantagem foi ampliada. Bruno Fernandes recuperou a bola no campo de ataque, Bernardo Silva ficou com a obra e tocou para Gonçalo Ramos finalizar de canhota na saída do goleiro.

A situação ficava mais fácil e, totalmente frágil, os visitantes não conseguiam segurar o ímpeto lusitano, que naturalmente marcava mais gols. Aos 33, Rafael Leão escapou pela esquerda e cruzou para Gonçalo Ramos dominar, abrir espaço diante do marcador e balançar as redes pela segunda vez, o terceiro dos mandantes. E ainda teve espaço para o quarto no primeiro tempo. Aos 48, Bruno Fernandes cruzou da direita e Gonçalo Inácio também marcou pela segunda vez.

O técnico Roberto Martínez aproveitou para dar espaço e fazer modificações no setor ofensivo para usar todo o potencial da equipe. E o time não parou de fazer gols na etapa final. Aos 11 minutos, Bruno Fernandes acionou Diogo Jota pelo alto. O atacante entrou na área e chutou na saída de Moris. Dez minutos depois, foi a vez de Diogo Jota receber pelo alto e rolar para Ricardo Horta encher o pé e estufar as redes.

Com o desgaste físico, o que já estava fácil ficou ainda mais nítido e sem impedimentos para a goleada histórica ser construída. Aos 31 minutos, Diogo Jota avançou pela esquerda e tentou o passe para João Félix, mas a defesa de Luxemburgo fez o corte e o próprio Jota ficou com a sobra para finalizar rasteiro e marcar o sétimo. Aos 37, após três assistências, Bruno Fernandes deixou sua marca após receber de Ricardo Horta e completar ao gol. Aos 42, o placar foi fechado quando João Félix recebeu de Rúben Neves na entrada da área, girou e chutou no ângulo para marcar um golaço.

Com o resultado, os portugueses ampliam a campanha impressionante. Líderes do Grupo J com 18 pontos, a equipe venceu todos os jogos, marcou 24 gols e não sofreu nenhum. Por outro lado, os luxemburgueses estacionam no terceiro lugar, com dez pontos, e ainda tem grandes chances de buscar uma classificação histórica à Euro. As Eliminatórias terão continuidade no próximo mês de outubro. No dia 13, Luxemburgo vai enfrentar a Islândia no Laugardalsvöllur, em Reykjavík/ISL, enquanto Portugal terá a Eslováquia como oponente no Estádio do Dragão, no Porto/POR. Ambos os jogos irão ocorrer às 15h45.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo