Futebol Internacional

Possível exclusão da Salernitana vai mudar classificação do Campeonato Italiano

FOTO: DIVULGAÇÃO / SALERNITANA

A Salernitana terá que correr contra o tempo para não ser excluída da disputa do Campeonato Italiano. Depois de 22 anos longe da elite do futebol na Itália, o clube, que retornou nesta temporada, corre o risco de ser expulso da competição. O motivo é que Claudio Lotito, dono da Salernitana, é também presidente da Lazio. Esse conflito de interesses é ilegal na posição dos clubes que disputam o Campeonato Italiano. Se as coisas não mudarem em breve, a Salernitana será excluída e isso vai alterar a classificação.

O jornal italiano “La Gazzetta dello Sport” confirmou que os clubes que venceram a Salernitana durante o primeiro turno da competição, vão perder os três pontos, caso a exclusão da equipe do sul do país seja confirmada. Para evitar sua expulsão e mudança na classificação da elite do futebol italiano, a Salernitana terá que encontrar um novo dono até o dia 31 de dezembro.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

As mudanças na tabela de classificação não seriam tão profundas assim, mas algumas equipes acabariam beneficiadas. Esses são os casos de Venezia e Genoa (que perderam para a Salernitana), além de Verona e Cagliri (que conseguiram empates). Esses são os únicos quatro clubes que não perderíam três pontos. Para o Genoa, a exclusão da Salernitana significaria, neste momento, a saída da zona de rebaixamento, já que o Spezia, que está na frente, perderia três pontos.

Os dirigentes da Federação Italiana de Futebol já estão decididos quanto a exclusão da Salernitana se um novo grupo gestor não assumir o clube até o dia 31 de dezembro. O presidente da entidade, Gabriele Gravina, foi quem confirmou o prazo que foi estipulado para o clube evitar a punição. Além disso, Gravina lembrou que, desde maio, ainda antes da atual temporada europeia, o clube já havia sido avisado da irregularidade.

Logo após a reunião com os clubes, Mario Beretta, gerente de futebol da federação, concedeu uma breve entrevista à imprensa italiana e reforçou a posição da entidade. O dirigente confirmou que o campeonato seguirá normalmente com 19 clubes caso a situação não seja resolvida. Um novo prazo para a resolução da questão ou a manutenção da Salernitana com o mesmo grupo gestor, estão descartados.

O clube jogaria nesta terça-feira (21), contra a Udinese, fora de casa, em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Italiano. No entanto, a partida acabou sendo adiada pela federação italiana por conta de dois casos de Covid-19 no elenco da Salernitana. A delegação inclusive foi impedida de viajar até a cidade de Udine, aonde o jogo seria realizado.

Se a questão do grupo gestor for resolvida, a Salernitana voltará a campo no próximo dia 05 de janeiro, quando terá pela frente o Venezia, em casa, pela 20ª rodada do Campeonato Italiano. Caso contrário, o clube terá sua exclusão oficializada e ficará sem compromissos até o final da temporada europeia, já que foi eliminado na Copa da Itália. Na elite do futebol italiano são 18 jogos com duas vitórias, dois empates e 14 derrotas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo