Futebol Internacional

Premier League: Mudanças propostas por Liverpool e Manchester United movimentam bastidores do futebol inglês

Divulgação / Liverpool

Mesmo sem jogos, o final de semana foi agitado na Premier League devido à movimentação nos bastidores envolvendo Liverpool e Manchester United.

Os dois clubes divulgaram em conjunto no último domingo (11) uma proposta para tentar revolucionar o futebol inglês e promover diversas mudanças no calendário, na tentativa de evitar maiores desgastes e deixar clubes da 1ª divisão ainda mais sustentáveis financeiramente.

Dentre os principais pontos, o principal deles consistiria na redução da Premier League para 18 clubes e a exclusão de dois torneios do calendário: Copa da Liga Inglesa e Supercopa da Inglaterra. Além disso, propõem que apenas seis dos nove maiores clubes da Inglaterra (Man.United, Man.City, Liverpool, Arsenal, Chelsea, Tottenham, Everton, West Ham, Southampton) possam votar por mudanças de maior impacto na liga.

O principal bastidor em relação à esta mudança na votação consiste em uma insatisfação ainda não superada no início da temporada, quando a maioria dos 20 clubes da atual Premier League votaram contra as cinco substituições nos jogos da temporada 2020/21, algo que estava permitido (e recomendado) pela FIFA e tem sido utilizado em praticamente todos os campeonatos locais, inclusive no Brasil. Os clubes menores teriam votado contra para diminuir a disparidade técnica entre as equipes.

Com menos clubes na Premier League, a proposta indica que o 16º colocado na tabela de classificação após o encerramento de todas as rodadas teria que enfrentar o 6º colocado da EFL, disputando desde o início os playoffs de rebaixamento/promoção do futebol inglês. Atualmente, os playoffs incluem apenas times que disputaram a 2ª divisão em busca da promoção à Premier League.

Por fim, haveria uma compensação financeira imediata de £250mi (cerca de R$1,8 bilhão) para os clubes das divisões menores do futebol inglês, na busca pela manutenção do sustento financeiro das equipes que foram mais afetadas pelas consequências provocadas pelo Covid-19 em 2020, sem a arrecadação de bilheterias desde março. Além disso, 25% de arrecadação futura da Premier League seria destinada à EFL, empresa que cuida das demais divisões do futebol no país.

Liverpool e Manchester United iniciaram conversas com os demais clubes do chamado Big Six, na esperança de que Man.City, Tottenham, Arsenal e Chelsea demonstrem apoio aos planos. Com o apoio dos seis maiores clubes do país, os planos de mudança na liga dificilmente seriam barrados. Todas essas propostas forma desenvolvidas pelos atuais donos do Liverpool, a Fenway Sports Group.

Com tanto aporte financeiro prometido, o atual presidente da EFL, Rick Parry, disse que estes planos são bastante atrativos para as divisões menores e que isso resolveria a “maioria dos problemas” enfrentados pelos clubes menores.

— Provavelmente é a maior ideia desde a formação da Premier League. Em termos de reequilibrar o jogo, fornecer ações mais justas para todos, garantir o futuro financeiro da pirâmide – para nós, é extremamente atraente. Isso produziria sustentabilidade de longo prazo para todos os nossos clubes e reduziria a distância entre as divisões menores e a Premier League” — disse Rick Parry, antigo diretor do Liverpool.

A Premier League rapidamente respondeu às propostas apresentadas pelo Liverpool e Manchester United através de uma nota oficial, tomando posição veemente contrária e demonstrando desapontamento com o apoio do presidente da EFL. Além disso, afirmou que as mudanças podem representar um “risco considerável” no futebol inglês.


Íntegra da nota oficial divulgada pela Premier League

“O futebol inglês é o mais assistido do mundo e possui uma estrutura de liga vibrante, dinâmica e competitiva que atrai o interesse em todo o mundo. Para manter essa posição, é importante que todos trabalhemos juntos. Tanto a Premier League quanto a FA apoiam uma ampla discussão sobre o futuro do jogo, incluindo suas estruturas de competição, calendário e financiamento geral, especialmente à luz dos efeitos do COVID-19.

O futebol tem muitos stakeholders, portanto este trabalho deve ser realizado através dos canais adequados, permitindo a todos os clubes e stakeholders a oportunidade de contribuir.

Na opinião da Premier League, uma série de propostas individuais no plano publicado hoje podem ter um impacto prejudicial em todo o jogo e estamos desapontados em ver que Rick Parry, presidente da EFL, deu seu apoio oficial.

A Premier League tem trabalhado de boa fé com seus clubes e a EFL para buscar uma solução para a exigência de financiamento de resgate do COVID-19. Este trabalho continuará.”


Outra importante instituição da Inglaterra que se posicionou contra às propostas foi o Departamento de Cultura, Mídia, Digital e Esporte do parlamento britânico. Em nota oficial, o departamento afirma que os clubes de elite estariam utilizando a pandemia para tentar se distanciar ainda mais das outras divisões.

Íntegra da nota oficial divulgada pelo parlamento britânico

“Estamos surpresos e desapontados que, em um momento de crise, quando instamos as principais camadas do futebol profissional a se unirem e finalizarem um acordo para ajudar os clubes das liga inferiores, parece haver acordos de bastidores sendo elaborados que criariam uma ‘liga fechada’ no topo do futebol.

“Sustentabilidade, integridade e competição justa são absolutamente fundamentais e qualquer coisa que possa miná-los é profundamente preocupante. Os torcedores devem estar presentes em todas as nossas mentes, e isso mostra por que nossa revisão da governança do futebol liderada pelos torcedores será tão crítica.”

“Talvez eles devessem ter uma visão mais comedida. Teremos tempo para explicar as propostas e tenho toda a confiança de que, quando as virem, verão realmente o mérito. Fazer declarações imprudentes, não acho que seja terrivelmente útil.”


Nesta segunda-feira (12), o diretor executivo da EFL, David Baldwin, anunciou que estará deixando seu cargo nos próximos seis meses. Baldwin disse que “circunstâncias pessoais nas últimas semanas” levaram à esta tomada de decisão.

Maiores novidades certamente estarão sendo divulgadas durante esta semana. O portal Esporte News Mundo seguirá atento às movimentações no futebol inglês.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo