Basquete

Prêmio Kareem Abdul-Jabbar de Justiça Social é criado pela NBA

A NBA anunciou nessa quinta-feira (13), a criação do prêmio Kareem Abdul-Jabbar de Justiça Social, uma homenagem anual que reconhecerá um atual jogador da liga que tenha uma atuação de destaque na busca de igualdade, defendendo valores também de respeito e inclusão. Com o recente movimento de direitos do negros, “Black Lives Matter”, a NBA junto com os jogadores e equipes tomou medidas para aumentar essa luta social e a criação desse prêmio é mais uma, e que promete ser uma grande peça nessa causa.

“Apresentando o Prêmio Kareem Abdul-Jabbar de Campeão da Justiça Social, uma nova homenagem anual que reconhecerá um atual jogador da NBA por buscar a justiça social e defender os valores de décadas de igualdade, respeito e inclusão da liga.”

O prêmio leva o nome de ninguém mais, ninguém menos que o maior pontuador, uma vez campeão NBA com o Milwaukee Bucks e mais cinco pelo Los Angeles Lakers, além membro do Hall da Fama, Kareem Abdul-Jabbar. “Estou honrado e grato por estar associado a este prêmio que reconhecerá as pessoas dedicadas e altruístas, lutando para promover a justiça social para todas as pessoas marginalizadas”, disse o ex-jogador. “Para mim, é mais um passo gigante na direção certa para o país e todas as pessoas que valorizam a igualdade”, completou sobre o anúncio do prêmio criado.

Foto: Jim Ruymen via Imago Images

Além de ídolo do basquete, Kareem sempre foi um símbolo e defensor dos direitos dos negros, chegando a dizer enquanto criticava o racismo institucional dos Estados Unidos, que o vírus do racismo que infecta o país é mais mortal do que a Covid-19, após a morte de George Floyd. “Para mim, é mais um passo gigante na direção certa para o país e todas as pessoas que valorizam a igualdade”, completou sobre o anúncio do prêmio criado.

Adam Silver, comissário da NBA, falou da importância do ex-jogador não só na liga, mas em todas essas lutas: “Além de ser um dos nossos maiores jogadores, Kareem Abdul-Jabbar dedicou grande parte da sua vida a defender a igualdade e a justiça social”. Não só reforçou a relevância do homenageado, como falou de reconhecer e celebrar os atuais jogadores que estão na defesa desses direitos: “Com este novo prêmio, nós temos orgulho de reconhecer e celebrar os jogadores da NBA que estão usando sua influência para causar impacto em suas comunidades e nossa sociedade em geral”, afirmou.

Foto: Jim Ruymen via Imago Images

Todos os 30 times da liga irão nomear um jogador da sua lista para o prêmio, e assim, os finalistas serão selecionados por um comitê composto por lendas da NBA, executivos e líderes de justiça social, a divulgação dos nomes será feita ainda durante a disputa de playoffs. O vencedor irá selecionar uma organização para receber a contribuição de US$ 100 mil, já os outros quatro finalistas vão escolher, cada um, uma organização que ganhar US$ 25 mil.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo