Presidente do Bayern, Herbert Hainer critica Neuer por falas sobre saída do preparador de goleiros

Herbert Hainer, presidente do Bayern
Alexander Hassenstein/Getty Images

A vitória por 4 a 2 sobre o Wolfsburg, ocorrida no último domingo (5), minimizou a pressão em campo por uma vitória do Bayern, que tinha vencido apenas na DFB-Pokal neste ano de 2023. Com o resultado obtido fora de casa, a equipe retomou a liderança da Bundesliga. Porém, algumas arestas precisam ser aparadas nos bastidores. Algo que ainda repercute bastante na Baviera é a demissão do preparador de goleiros Toni Tapalović, bastante criticada pelo goleiro Manuel Neuer. O arqueiro de 36 anos concedeu entrevistas ao The Athletic e ao Süddeutsche Zeitung e, dentre diversos assuntos conversados, teceu duras críticas à saída de Tapalović.

“Este golpe me atingiu extremamente. A decisão veio do nada. Eu não entendi nada. Isso realmente me surpreendeu. Para mim, foi um golpe quando já estava no chão. Eu senti como se meu coração estivesse sendo arrancado. Essa foi a coisa mais louca que experimentei em minha carreira. E realmente experimentei muito. O que aconteceu é algo completamente diferente. Todo mundo no nosso grupo de goleiros foi dilacerado, as pessoas começaram a chorar. Não houve nenhuma justificativa que eu pudesse entender. Coisas foram ditas que eu não compartilho. Mas não ouvi nenhum argumento que exclua conversar e esclarecer as coisas. Pensei em tudo, inclusive no meu próprio futuro no clube. Fui apanhado de forma fria e brutal, sinto grande desilusão. Tem a ver com a coisa humana, lidar com um funcionário merecedor. Como Bayern, queremos ser diferentes – uma família – e então acontece algo que nunca experimentei aqui antes. É uma pena para todos.”

Manuel Neuer, goleiro do Bayern
Divulgação/FC Bayern

Segundo informações veiculadas pelos meios de comunicação da Alemanha, a saída de Toni Tapalović seria por vazamentos de informações da comissão técnica aos jogadores por parte do preparador de goleiros, o que teria descontentado o técnico Julian Negelsmann, que exigiu a demissão. O arqueiro do Bayern está fora da temporada após sofrer uma fratura enquanto esquiava após a Copa do Mundo e ser submetido a cirurgia. Por isso, Yann Sommer, ídolo do Borussia Mönchengladbach, foi contratado como substituto.

Após críticas à entrevista feitas pelo presidente do Conselho Diretor, Oliver Kahn, e pelo Diretor de Futebol, Hasan Salihamidžić, ambos ex-jogadores da equipe, foi a vez do presidente do clube se manifestar totalmente contrário à atitude de Neuer. Presente na anual homenagem em memória dos mortos no Desastre Aéreo de Munique, ocorrido há 65 anos, que vitimou 23 pessoas do Manchester United ao retornar à Inglaterra depois de jogo contra o Bayern, Herbert Hainer foi questionado sobre o episódio e disse estar surpreso com um dos principais jogadores do mundo em sua posição.

“Apoio 100% o que Kahn e Salihamidžić disseram. Foi incompreensível para nós e decepcionante que Manuel Neuer não tenha procurado o caminho até nós, mas tenha ido diretamente ao público. E acho que ele, como capitão, tem uma responsabilidade especial, colocou seus próprios interesses acima dos interesses da equipe e do clube. Com todo o entendimento que tenho por seu estado de espírito, o mais importante é o clube. E é por isso que também estamos desapontados com a abordagem. Eu teria pensado que Manuel, que está conosco há tanto tempo e é um grande jogador, viria até nós primeiro e discutiria o assunto, não o tornaria público imediatamente. Vamos sentar com ele e discutir com calma. Manuel Neuer é um goleiro de nível mundial, o mais importante é que ele fique saudável e possa jogar novamente. Esperamos que ele volte o mais rápido possível. Não é o Bayern. No Bayern sempre esclarecemos coisas como esta internamente – é isso que nos diferencia. É assim que faremos no futuro.”

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

Enquanto o assunto será discutido entre as partes envolvidas futuramente, o novo preparador de goleiros do Bayern deve ser Michael Rechner. Aos 42 anos, Rechner está no Hoffenheim desde 2008 e, com contrato até 2026, o clube deve receber uma compensação financeira por parte dos bávaros. Desde 2015, trabalha na preparação de goleiros no time profissional e já trabalhou com Julian Nagelsmann enquanto o treinador estava nos Hoffs. Desde então, Rechner trabalhou e ainda trabalha com alguns arqueiros que estão em atividade na Bundesliga, como Koen Casteels (Wolfsburg), Gregor Kobel (Borussia Dortmund), Marwin Schwäbe (Köln) e Oliver Baumann (Hoffenheim). Líder do Campeonato Alemão com 40 pontos, o Gigante da Baviera irá entrar em campo às 11h30 do próximo sábado (11), para enfrentar o Bochum na Allianz Arena, em Munique/ALE.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo