Há exatamente sete anos, a Neo Química Arena recebia seu primeiro jogo oficial após quase três anos de construção. No dia 18 de maio de 2014, o Corinthians enfrentou o Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro, e inaugurou definitivamente a casa alvinegra.
O resultado, porém, não foi dos melhores. Com gol marcado pelo meia Giovanni Augusto, que depois passou pelo clube do Parque São Jorge, a equipe catarinense venceu pelo placar de 1 a 0 e estragou a festa dos comandados de Mano Menezes. O público total no dia foi de 36.694 pessoas.
Oito dias antes, porém, o torcedor teve uma comemoração mais alegre. A arena sediou no dia 10 de maio um amistoso entre ex-jogadores do Corinthians como seu primeiro evento oficial. Foram realizados seis jogos de 15 minutos entre grandes ídolos da história corintiana. O primeiro gol, inclusive, veio dos pés de Rivellino, em cobrança de pênalti.
Em setembro do ano passado, o ex-presidente Andrés Sanchez anunciou um acordo com a Hypera Pharma, companhia do ramo farmacêutico, pela venda dos naming rights do estádio. Desde então, a casa do Timão passou a ser chamada de Neo Química Arena.
Ao todo, o Corinthians soma 232 partidas disputadas em Itaquera, com 137 vitórias, 65 empates e 30 derrotas. Além disso, foram 364 gols marcados e 170 sofridos.
TÍTULOS
Desde a inauguração da Neo Química Arena, o Corinthians conquistou cinco troféus. No ano seguinte ao primeiro jogo oficial do estádio, o Timão venceu o Campeonato Brasileiro sob o comando de Tite. O título foi confirmado em São Januário, contra o Vasco, mas a entrega da taça foi em Itaquera, com uma goleada por 6 a 1 dos reservas alvinegros diante do rival São Paulo.
As primeiras conquistas confirmadas na Arena vieram em 2017. No primeiro semestre, um empate em 1 a 1 com a Ponte Preta, depois de uma vitória por 3 a 0 em Campinas, garantiu o título do Campeonato Paulista ao Alvinegro. Depois, o triunfo por 3 a 1 sobre o Fluminense deu ao clube do Parque São Jorge o heptacampeonato do Brasileirão.
No dois anos seguintes, o Corinthians conquistou mais duas vezes o Paulistão. Em 2018, o time de Fabio Carille derrotou o Palmeiras na disputa de pênaltis, no Allianz Parque. E em 2019, um gol de Vagner Love sacramentou a vitória na decisão contra o São Paulo, em Itaquera.
ELIMINAÇÕES
Por outro lado, nem todos os momentos no estádio foram bons para o Corinthians. Algumas eliminações em Campeonatos Paulistas, Copas Libertadores e Copas do Brasil deixaram marcas negativas no torcedor alvinegro. A mais recente é derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, pela semifinal do estadual, que causou a demissão do técnico Vagner Mancini.
A mais dolorida, talvez, tenha sido o revés na final da Copa do Brasil de 2018, contra o Cruzeiro. O Timão entrou na Neo Química Arena precisando reverter a derrota por 1 a 0, em Belo Horizonte. No entanto, Robinho e Arrascaeta garantiram a vitória por 2 a 1 da Raposa, com direito a gol anulado do meia Pedrinho pelo VAR.
EVENTOS INTERNACIONAIS
No ano de sua inauguração, a Neo Química Arena recebeu a abertura da Copa do Mundo, em duelo entre a Seleção Brasileira e Croácia. O time de Felipão saiu com a vitória por 3 a 1. Além disso, outros três duelos da fase de grupos e a semifinal entre Argentina e Holanda foram disputados no estádio.
Em 2016, a arena de Itaquera foi uma das sedes do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos. Seis partidas da disputa feminina e quatro da masculina ocorreram no local, incluindo o jogo entre Brasil e Colômbia, pelas quartas de final do torneio masculino, e a decisão do bronze entre as mulheres de Brasil e Canadá.
Três anos depois, a Neo Química Arena também fez parte de lista de estádios da Copa América. Foram disputados em Itaquera: Brasil 5 x 0 Peru, pela fase de grupos; Colômbia 0 (4) x (5) 0 Chile, pelas quartas de final; e Argentina 2 x 1 Chile, pela disputa pelo terceiro lugar.
Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.