Fluminense

Projeto Libertadores: Será que a missão G-6 para o Fluminense ainda se tornará possível? Confira as últimas participações do tricolor no torneio

Foto: Lucas Merçom \ FFC

Após a derrota para o Grêmio, neste domingo, por 1 a 0, no Maracanã, o elenco tricolor contará com mais duas pedreiras pela frente: Palmeiras e Internacional, ambas fora de casa.

Diante da campanha surpreendente até então no Brasileirão, o sonho pela vaga na Libertadores segue vivo para o time de Odair Hellmann. São 32 pontos, com todos os 20 jogos jogados, atrás apenas de Inter, Galo, Flamengo e São Paulo. Palmeiras, adversário direto pelo G-6 vem logo atrás e segue embalado para mais um triunfo no campeonato e ultrapassar o tricolor carioca.

O QUE O ELENCO ACHA DA SITUAÇÃO?

Em Laranjeiras o otimismo é grande. Para o volante Yago Felipe, o sonho vai além das primeiras seis colocações. Em sua última coletiva concedida, Yago citou a força do grupo, evidenciou o trabalho coletivo de todos e disse em até disputa de título.

Estamos sim na briga. Os números mostram isso, nossa posição na tabela mostra isso. E porque não seguir trabalhando firme e forte, jogo a jogo. Esse é o nosso objetivo. Esse é nosso pensamento.

Por outro lado, o técnico Odair Hellman segue com os pés no chão em relação as projeções futuras do Fluminense. Quando se refere há algum tipo de “algo a mais” no campeonato, sempre pondera o próximo adversário e os três pontos. Odair preza em cultivar os bons momentos vividos em campo nos jogos, e “colher os frutos em fevereiro”.

Nosso tabuleiro não tem 19 partidas. Nossa competição é o próximo adversário. Estamos concentrados e vamos trabalhar por mais um bom jogo, mais uma vitória. A partir daí, aparece mais uma faixa do tabuleiro.

ÚLTIMAS APARIÇÕES EM LIBERTADORES

2013 – ELIMINAÇÃO PARA O OLIMPIA, DO PARAGUAI

A última participação do Fluminense na Libertadores foi há sete anos atrás, em 2013, quando foi eliminado nas quartas de final para o Olimpia, do Paraguai. No jogo de ida, um 0 a 0 sem graça e amargo fez com que a decisão ficasse para o jogo da volta, no Defensores del Chaco. Com gol de Rhayner, pelo Flu e dois gols do atacante Salguero, o time paraguaio eliminou o tricolor das Laranjeiras da competição. Naquela oportunidade, o tricolor havia conquistado a vaga por ter sido Campeão Brasileiro no ano anterior.

2012 – ELIMINAÇÃO PARA O BOCA JUNIORS, DA ARGENTINA

Já em 2012, a história não foi diferente, mas o gosto foi amargo para o torcedor. Desta vez, a eliminação veio para o Boca Juniors, em pleno Estádio Nilton Santos, palco de grandes glórias tricolores. Na ida, o time argentino abriu uma vantagem mínima no confronto com Mouche. Na volta, Cartelo acertou um balaço, que desviou e morreu no fundo das redes, logo no início do jogo. Mas, já no final da partida, “El Tanque Silva” marca, e empata o marcador para classificar o Boca. Em 2011, o Fluminense fez boa campanha no Brasileirão e fechou o Campeonato em terceiro lugar, conquistando a vaga para o torneio da América.

2011 – ELIMINAÇÃO PARA O LIBERTAD, DO PARAGUAI

Com o também título Brasileiro em 2010, o Fluminense se classificou direto para a fase de grupos. A eliminação veio contra o Libertad, nas oitavas de final da competição. O salto alto no jogo da volta por conta da vitória no Rio de Janeiro por 3 a 1 custou caro para a equipe do técnico Enderson Moreira. No Paraguai, os donos da casa reverteram o marcador do confronto emplacando 3 a 0 no Fluminense, acabando com as chances de título daquele ano.  

Em 2020, mais uma classificação pode se concretizar. Faltam mais 18 rodadas para a equipe de Odair Hellmann confirmar de vez sua cadeira cativa entre os classificados para a Libertadores. O próximo confronto do Fluminense é contra o Palmeiras, no Allianz, ás 21:30 (Brasília). Você acompanha o Tempo Real do jogo e o Saideira ENM nas redes sociais do Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo