Vôlei

Futuro do Funvic é dúvida após eliminação na Superliga Masculina

Funvic Natal
Anderson Teixeira Fotografic/FUNVIC

Após o Fiat /Gerdau/Minas bater o Funvic/Natal nas terras natalenses, o favorito mineiro se garantiu para a próxima fase do campeonato, eliminando nas quartas de final o único representante do Nordeste na elite do vôlei brasileiro.

O líder do campeonato acumula mais de 60 pontos na tabela de classificação durante o torneio, garantindo não só a participação nos playoffs como também assegurando o favoritismo da equipe na temporada 21/22.

O Vôlei Funvic Natal garantiu-se entre os oito melhores da Superliga, com pouco mais de 30 pontos e uma temporada entre altos e baixos, após tantas mudanças, entre entradas e saídas de atletas e até troca de técnico. Mas não apenas isso, uma das mudanças mais expressivas da equipe foi de manutenção do projeto, o agora Funvic Educacoin Natal era Taubaté Funvic, a equipe na última temporada passou a ter Natal, cidade do Rio Grande do Norte, como sua sede, após o rompimento da parceria de quase oito anos da prefeitura de Taubaté com o clube. 

Funvic em quadra no Ginásio Nélio Dias, Natal-RN
Foto: Vôlei Funvic em partida de estreia em Natal no ginásio Nélio Dias. Por: Victória Z. Alves

Até o momento, não há informações divulgadas sobre o que acontecerá com o projeto, se irá encerrar, continuar no nordeste, ou mais especificamente em Natal, ou se de fato, há possibilidades do time masculino retornar ao eixo paulista do esporte, nas zonas onde mais se concentram equipes do Brasil, entre o centro–oeste, sudeste e sul.

Vale ressaltar que após a transferência de Funvic até Natal, a equipe passou a ser representante de todo o norte-nordeste dentre os maiores clubes do país. Pouco se sabe sobre renovações, tampouco a respeito da permanência de atletas como o líbero, e capitão da equipe, Thales Hoss e o ponteiro cubano, Luis Elián. 

Após a eliminação na noite da última quinta, 31 de março, em casa, no Palácio dos Esportes, contando com o apoio de uma torcida elétrica lotando o ginásio, aos gritos a cada lance mesmo quando parecia impossível, e que, de certa forma foi. O placar foi de 23/25, 21/25, 22/25, em sets diretos que favoreceram a equipe mineira, o resultado no entanto, não desfavorece o projeto do Vôlei Natal só na permanência da disputa pelo campeonato em si, mas também da sua existência. Fica o questionamento da torcida e amantes do vôlei sobre os próximos passos do projeto. A indefinição sobre a situação do Vôlei Natal de certa forma pesou nas arquibancadas, não foi incomum ouvir torcedores se questionando e até perguntando aos atletas e comissão, após o jogo, se haveria outro jogo da equipe na cidade em que eles escolheram representar, ou se, por sorte, o projeto permaneceria ativo e representando, seja o nordeste, ou qualquer outro lugar.

Minas descobre o semifinalista da sua chave

Além de vencer o Vôlei Natal na quinta-feira, apenas na noite de domingo, dia 3, o Minas descobriu seu próximo oponente, após um jogo enérgico, Guarulhos levou a melhor no jogo contra o Blumenau, o jogo  – que foi até o tie break – teve parciais de 20/25, 25/23, 16/25, 25/20, 15/10. Será a primeira vez que o  Vedacit Guarulhos disputará uma partida de semifinal da Superliga Masculina. 

A conquista do Vedacit foi no melhor de três jogos, a equipe paulista venceu o primeiro jogo em sets diretos, mas o Apan/Eleva/Blumenau conseguiu levar o jogo pro tie e vencer, mas a equipe catarinense foi superada em seu terceiro jogo, disputado em solo paulista.

Além do confronto Minas x Guarulhos, a outra chave de semifinalistas também já está definida, as equipes que se enfrentarão são: Sada Cruzeiro x Sesi/SP.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo