Um dos grandes nomes dentre as promessas das categorias de base do Ceará, Léo Rafael foi integrado ao elenco profissional para as disputas de 2022, como o Campeonato Cearense. Meia de 20 anos, sua multa rescisória com o clube é nada menos de oito milhões de dólares, mais de R$45 milhões atualmente. Nessa temporada, ele foi campeão do Estadual Sub-20. A informação foi passada pela assessoria de comunicação do jovem atleta.
Com nove gols e oito assistências, o armador esteve em campo em 30 jogos em 2021. As competições disputadas foram Cearense, onde se sagrou campeão, Brasileirão e Copa do Nordeste Sub-20, Brasileirão de Aspirantes, onde foi finalista, e Taça Fares Lopes.
Sendo esse seu último como atleta da categoria Sub-20, Léo Rafael deverá ser utilizado no início da temporada pelo Ceará durante o Estadual adulto. Ele já tem experiência em equipes profissionais, quando defendeu o Grêmio Osasco na Copa Paulista e Paulistão A3, em 2019, e a Caldense na Série D do Brasileiro e Campeonato Mineiro, no ano passado.
Das nove vezes em que o jogador balançou as redes, uma delas foi na final do Estadual. O gol ajudou a garantir o título do Alvinegro no torneio.
Com contrato até 31 de dezembro de 2022, a multa do atleta de 20 anos custa 8 milhões de dólares, equivalente a mais de R$45 milhões na cotação do momento.