Vasco

Psicologia e vídeo de atirador de elite do Bope ajudaram o Vasco a vencer o Flamengo e encerrar jejum

Rafael Ribeiro/Vasco

O Vasco venceu o Flamengo ,na última quinta-feira, pela 9ª rodada do Campeonato Carioca e encerrou um jejum de 17 jogos sem vencer o rival. Com uma semana inteira para trabalhar com o grupo, algo raro no corrido calendário do futebol em tempos de pandemia, o técnico Marcelo Cabo revelou os métodos extra-campo adotados no clube para a disputa do clássico, na coletiva de imprensa após a partida.

Os jogadores vascaínos, segundo o treinador, “compraram a ideia” de um vídeo exibido com a preparação de um atirador de elite do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), que chegam a trabalhar horas seguidas para dar um único tiro. A analogia feita com a situação da equipe na competição ajudou na construção do resultado positivo.

– Trabalhamos uma frase motivacional e colocamos um vídeo bem curto de um atirador de elite do Bope. E é muito bem alinhado com o comandante. Eles trabalham quatro horas para dar um tiro. Conversamos que tínhamos uma bala para acertar nesse jogo, como o sniper não pode errar. Os jogadores compraram essa ideia e entraram bem focados nesse jogo. Hoje foi uma amostra de que podemos conseguir muita coisa. Quando falei que tínhamos um único tiro, é que a gente só teria essa chance para continuar vivo no Carioca. Fiz uma analogia e disse que precisávamos ser fortes – explicou Cabo.

A semana que antecedeu o clássico também teve muita conversa e a intervenção da psicóloga do clube, Maíra Ruas. Cabo revelou que buscou trazer leveza ao ambiente do vestiário para que os jogadores entrassem focados em campo.

– Primeira coisa que procurei fazer nessa semana foi tirar esse peso de 17 jogos do Flamengo. Busquei leveza, tranquilidade e convicção. Sentei com Pássaro, comunicação e com a Maíra, nossa psicóloga. Procuramos tirar qualquer bagagem extra do time do Vasco para esse jogo. Pedi que eles fossem além do limite deles. Se não estivéssemos perto do limite, não ganharíamos – completou o treinador.

Com o resultado, o Vasco manteve as esperanças de classificação para as semifinais do Campeonato Carioca. O próximo desafio do time no Estadual será contra no domingo, às 18h30, contra o Boavista, em Bacaxá. O time de São Januário soma 13 pontos, três a menos que o Fluminense, 4º colocado.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo