Flamengo

Quais funções De la Cruz, alvo do Flamengo, pode exercer sob o comando de Tite?

De la Cruz com a camisa do River Plate (Photo by Marcelo Endelli/Getty Images)

O meia uruguaio é o sonho de consumo do Rubro-Negro para 2024

Photo by Marcelo Endelli/Getty Images

Depois dos inúmeros fracassos esportivos em 2023, o Flamengo começa a se movimentar para reforçar seu elenco e se redimir em 2024. O meia De la Cruz, jogador do River Plate, da Argentina, é o principal alvo da diretoria rubro-negra, que sonha com o meia para jogar ao lado do compatriota Arrascaeta. O encaixe dos dois no time, no entanto, pode ser complexo.

+ Flamengo quer ‘amarrar’ contrato para acertar com De La Cruz, do River Plate

+ Flamengo aprova orçamento bilionário em receitas para 2024

De la Cruz tem como principal característica a versatilidade. Tanto no River como na seleção, o meia já atuou como volante e até mesmo de segundo atacante. E é neste sentido que o jogador uruguaio pode contribuir, e muito, com a equipe de Tite. Ele pode ser uma opção desde a posição de Gerson ao lado de Pulgar, como também ser alternativa nas pontas, nas vagas de Cebolinha e Luiz Araújo.

Para jogar com Arrascaeta, a tendência é que Tite opte por utilizar De la Cruz pelo lado direito, como uma espécie de armador que sai da beirada para o meio, tirando, dessa forma, a vaga que atualmente pertence a Luiz Araújo. O treinador utilizou Jadson de forma parecida no Corinthians, em 2015, quando foi campeão do Brasileiro.

Outra opção que Tite tem é um time mais móvel e associativo. Em vez de utilizar uma formação com dois pontas espetados, o treinador pode optar por um esquema que permite a troca de posições constante entre Gerson, Arrascaeta e De la Cruz. Mais ou menos da maneira em que o Flamengo atuava com Jorge Jesus em 2019, só que com Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol como companheiros do uruguaio da camisa 14.

+ SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAMTWITTERFACEBOOK YOUTUBE.

Ao mesmo tempo, De la Cruz pode ser a peça mais próxima de Pedro, que terminou a temporada como o centroavante titular. O meia já exerceu essa função com Marcelo Gallardo, como uma espécie de segundo atacante. A verdade é que o uruguaio possui diversos atributos, tanto criativos e ofensivos, como também defensivos para jogar mais recuado.

A possibilidade de De la Cruz ser um novo “coringa” é um dos fatores que mais atrai o Rubro-Negro, além da clara qualidade técnica do jogador. Em meio a um calendário recheado de jogos, a versatilidade do meia pode ser importante para um time que briga por título em todos os campeonatos que disputa.

Vale destacar que ainda não há um acordo firmado entre De la Cruz e Flamengo. O clube carioca planeja se acertar primeiro com o jogador para depois notificar o River Plate e, assim, realizar o pagamento da multa, que é de 16 milhões de dólares.

De la Cruz é revelado pelo Liverpool de Montevidéu e está no River desde 2017. De lá pra cá, são 211 jogos disputados e 36 gols marcados com a camisa do time argentino.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo