O Cruzeiro perdeu mais uma partida na Série B do Campeonato Brasileiro, dessa vez foi para o Juventude, por 1 a 0, no estádio Alfredo Jaconi. Com a derrota, a Raposa eliminou definitivamente qualquer chance matemática de acesso à Série A. Apesar do mau resultado, uma jovem promessa voltou a atuar com a camisa celeste, o lateral-direito Rafael Luiz.
Com uma atuação muito ruim, Matheus Pereira errou passes, cruzamentos e comprometeu na marcação, principalmente quando fez o pênalti que definiu o placar do jogo. Então, o técnico Felipão substituiu o lateral-esquerdo pelo lateral-direito Rafael Luiz, improvisado, no início da etapa complementar.
Mesmo com Patrick Brey, que é lateral-esquerdo, no banco, Felipão preferiu improvisar Rafael Luiz na posição, já que Brey tem sido muito criticado por suas más atuações na Série B.
Rafael Luiz não atuava com a camisa do Cruzeiro há sete jogos. A última vez que atuou foi no empate com o Náutico, em outubro do ano passado. Mesmo jogando improvisado na lateral-esquerda, o jogador não comprometeu, dando 19 passes certos e acertando duas bolas longas na partida contra o Juventude.
O lateral-direito, de apenas 18 anos, já atuou 12 vezes com a camisa do Cruzeiro, sendo cinco como titular. Revelado nas categorias de base do Sport, Rafael Luiz já tem passagem e título de torneio amistoso com a Seleção Brasileira Sub-20. Contrato do jogador com a Raposa é de empréstimo e tem duração até fevereiro deste ano, após isso é, previsto que o jogador tenha um contrato definitivo com a Ferroviária.