UEFA Champions League

Raio-X da final: posição por posição, Bayern goleia o PSG por 8 a 3

Arte: Esporte News Mundo

Neste domingo, às 16h (de Brasília), PSG e Bayern de Munique entram em campo para definir o grande campeão da Champions League 2019/20. Com diversos craques mundiais em ação, como Neymar, Mbappé, Gnabry e Lewandowski, todos os olhos do mundo do futebol estarão voltados para o Estádio da Luz e surge a dúvida: qual time tem o melhor “onze inicial”?

Pensando nisso, o Esporte News Mundo resolveu fazer um comparativo, posição por posição, considerando as prováveis escalações das duas equipes, para saber quem larga na frente para o duelo – pelo menos no papel. Cinco jornalistas da equipe votaram no Raio-X da final e levaram em conta a qualidade técnica e o momento vivido por cada atleta.

E nessa disputa prévia, melhor para o Bayern de Munique. Das onze posições, o clube alemão levou melhor em oito, com seis votos por unanimidade. O PSG, por sua vez, venceu em apenas três duelos individuais, deixando o placar final de 8 a 3 para os bávaros. Confira abaixo as disputas, posição por posição.

GOLEIRO

Neuer levou a melhor sobre Navas/Sergio Rico (Foto: Divulgação/UEFA)

Na primeira posição, a primeira vitória do Bayern. O capitão Manuel Neuer é um dos remanescentes do último título bávaro na Liga dos Campeões (2012/13) e levou três dos cinco votos. Sempre sinônimo de segurança embaixo das traves, ele também tem papel fundamental com a bola nos pés e evitando contra-ataques do adversário, quase como um goleiro-líbero. Pelo lado do PSG, o goleiro é a única dúvida de Thomas Tuchel. O titular Keylor Navas se lesionou nas quartas de final contra a Atalanta, foi desfalque na semifinal e ainda não tem presença garantida. Caso não jogue, o espanhol Sérgio Rico o substituirá novamente.

DEFESA

Thiago Silva foi o único do PSG a vencer (Montagem: Lucas Pessôa)

Na linha defensiva, quatro unanimidades e vantagem para o Bayern. Na lateral-direita, o versátil e polivalente Kimmich superou Kehrer. Pela esquerda, Bernat não foi páreo para o jovem canadense Davies – considerado por muitos o melhor do mundo na posição atualmente. No miolo da zaga, enfim um representante do PSG. O brasileiro Thiago Silva, que jogará sua última partida pelo clube francês, levou a melhor sobre Boateng, enquanto Alaba, do Bayern, recebeu os cinco votos na disputa contra Kimpembe.

MEIO-CAMPO

Bayern tem superioridade novamente (Montagem: Lucas Pessôa)

Como primeiro volante, mais um do PSG. Com a moral alta após marcar nas quartas e na semifinal, Marquinhos mostrou que se adaptou bem à nova posição e levou a melhor sobre Goretzka (4 a 1 para o brasileiro). Completando o trio de meio-campistas, dois jogadores do Bayern. Primeiro, Thiago Alcântara superou de forma unânime o italiano Verratti, que se recuperou de lesão e será titular pela primeira vez nessa reta final. Mais à frente, Thomas Müller também recebeu os cinco votos contra nenhum de Ander Herrera, do PSG.

ATAQUE

Neymar dentro, Mbappé e Di María fora (Montagem: Lucas Pessôa)

Mas, se os times chegaram até a final, muito se deve aos trios ofensivos. São os dois melhores ataques da competição (Bayern com 42 gols e PSG com 25) e craques que podem decidir a final em um lance. Apesar de ter passado em branco, Neymar teve atuações de destaque contra Atalanta e RB Leipzig e comandou o time até a decisão. No confronto contra Perisic, cinco votos no brasileiro e nenhum no croata. Pelo lado direito, uma disputa de alto nível entre os dois grandes destaques das semifinais. Mesmo sendo o líder de assistências da competição, Di María não foi capaz de bater Gnabry, autor de dois gols contra o Lyon e terceiro maior goleador da competição.

Por fim, uma disputa entre dois dos melhores jogadores do mundo. De um lado, Lewandowski, artilheiro do torneio com 15 gols e que não passou nenhum jogo em branco nesta edição. Do outro, Mbappé, que se recuperou às pressas de uma lesão no tornozelo e se mostrou essencial ao clube francês. Nesse duelo, melhor para o atacante polonês, que recebeu os cinco votos.

(*) Votaram no Raio-X: Lucas Pessôa, Cayo Pereira, Jonatas Pacheco, Luiz Eduardo e André de Andrade.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo