Nesta sexta-feira (3), a Red Bull revelou para o público o RB19, carro da equipe para a temporada de 2023. O carro em relação ao da última temporada pouco mudou, as cores seguem sendo o clássico azul, vermelho e amarelo, com um destaque a mais para o azul.
+ Ford volta a Fórmula 1 como fornecedora de motores
A grande notícia em relação a Red Bull nesta temporada é o retorno da Ford, marca americana que volta a categoria em 2026, 22 anos depois da sua saída. As montadoras se juntarão para desenvolver a nova unidade de potência do time austríaco – e da AlphaTauri -, hoje produzida pela equipe e a Honda.
A Red Bull chega para esta temporada com a mesma dupla de pilotos da temporada passada, Max Verstappen e Sergio Pérez, os dois tiveram algumas desavenças no final do último ano, porém tudo já aparenta estar resolvido. A novidade na equipe é o retorno de Daniel Ricciardo, o australiano volta para ser piloto reserva da equipe, ele teve uma passagem entre 2014 e 2018 pela escuderia.
– Vai ser uma temporada incrível. Esperamos que a Ferrari seja muito competitiva, a Mercedes. Outras equipes também podem chegar perto, mas vamos focar em nós mesmos. Temos um nível que não tínhamos, nossos dois pilotos estão entregando uma performance fenomenal. Temos que continuar no topo do jogo este ano. Mas estamos ansiosos – declarou Horner.
Pelo menos em três ocasiões em 2023, entretanto, a Red Bull trará um carro diferente para as pistas: fãs poderão participar de um concurso no qual desenharão as pinturas comemorativas que o time utilizará nas corridas dos Estados Unidos – Miami, Austin e Las Vegas. O atual bicampeão da F1, Verstappen, também elogiou o modelo principal:
– Nossa pintura tem sido bem similar nos últimos anos, mas sempre acho que é um carro maneiro. Mostra as cores da RBR. Tivemos muito sucesso assim, então por que mudar?
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Na última temporada, a Red Bull teve o ano perfeito, Max Verstappen se tornou bicampeão mundial e a equipe austríaca voltou a vencer o Mundial de Construtores depois de nove anos. Porém, enfrenta nesta temporada não apenas a já conhecida missão de ser o maior alvo de suas nove rivais, mas também a desafiadora baixa em seu tempo para uso do túnel de vento.
Além de já ter naturalmente menos tempo para o desenvolvimento de seu carro por ter sido a primeira colocada em 2022, a Red Bull também perderá mais 10% do dispositivo e ainda será limitada em testes de Dinâmica de Fluído Computacional. Punição por ter ultrapassado o teto de gastos na temporada 2021, quando brigou com a Mercedes pelo título e foi vice-campeã mundial de construtores.
A Fórmula 1 retorna para as pistas no dia 5 de março, com o GP do Bahrein. A próxima equipe a revelar seu carro é a Williams, no dia 6 de fevereiro, próxima segunda-feira.