Esportes olímpicos

Red Bull Rio Conquest: Brasil recebe edição inédita de competição de Skate Street

Marcelo Maragni/RedBull Content Pool

Neste fim de semana, o Brasil sediará a edição inédita da Red Bull Rio Conquest, a competição de Skate Street desembarca na capital fluminense reunindo pontos icônicos da cidade em uma mesma pista. Com grandes nomes da modalidade, atletas olímpicos, campeões de torneios nacionais e internacionais e o excepcional retorno de Leticia Bufoni, o torneio terá uma pista exclusiva, com obstáculos construídos sob medida na Praia de Botafogo, no Rio. 

O Red Bull Rio Conquest é o terceiro evento de uma série que celebra pontos de grandes cidades do mundo, depois de Paris (2021) e Lisboa (2022), com cenários como a Torre Eiffel e a Praça do Comércio, o Rio chega trazendo o Pão de Açúcar ao fundo de uma estrutura montada à beira-mar.

Detentora de cinco recordes mundiais e seis medalhas no X-Games, Leticia Bufoni retornará às competições, excepcionalmente, após longa pausa das pistas. 

— Quero vencer aqui no Brasil e curtir o evento com minha família e amigos. Adoro sentir adrenalina, viver experiências fora do comum. Então, curto muito, principalmente essa união do skate com paisagens, viagem e tudo o que me tire da zona de conforto — declarou a campeã da edição parisiense do evento. 

Na categoria feminina, outros grandes nomes também chegam para disputar o título. A campeã mundial de skate Street, Rayssa Leal, e a oitava colocada no ranking mundial, Gabriela Mazetto, são presenças confirmadas ao lado de compatriotas e atletas internacionais. 

Entre os homens, o português Gustavo Ribeiro é um dos principais destaques. O campeão do Super Crown, no Rio de Janeiro, na temporada passada e, atualmente, segundo lugar do ranking mundial disputará o torneio com skatistas brasileiros, promessas nacionais e nomes crescentes do cenário internacional que visam a participação em Paris 2024. 

Formato de disputa

Serão 44 atletas convidados, sendo 22 mulheres e 22 homens. Os skatistas vão enfrentar o formato 1×1, um mata-mata, em que dois por vez participam de uma jam session manobrando ao mesmo tempo. Um júri especializado escolherá qual atleta venceu a bateria para seguir na disputa do título do torneio de skate street. 

Nomes confirmados

Categoria feminina

Aldana Bertran (ARG), Ariadne Souza, Candy Jacobs (HOL), Carla Karolina, Charlotte Reyes (CHI), Gabriela Correa, Gabriela Mazetto, Isabelle Menezes, Itzel Granados Flores (MEX), Julia Bruecker (AUT), Kemily Suiara Ribeiro da Cruz, Leticia Bufoni, Lorena Fernanda Teixeira de Souza, Maria Clara Reis de Almeida, Maria Eduarda de Oliveira de Araújo, Rafaela Murbach, Roos Zwetsloot (HOL), Valentina Petric (CHI), Virginia Cavalcante Fortes Águas, Vitória Bortolo, Vitória Mendonça e Viviane Orlando da Silva.

Categoria masculina: 

Angelo Caro (PER), Bruno Silva da Costa, Denner Brooklyn, Eduardo Neves, Gabriel Lopes Bila, Gabriel Ribeiro (POR), Gabryel Aguilar, Giovanni Vianna Galera, Gustavo Ribeiro (POR), Jake Wooten (EUA), João Lucas Alves, Jonathan Vieira Domingos, Leandre Sanders (EUA), Lucas Rabelo, Lucas Silva Carvalho, Marcelo Batista de Oliveira, Matheus Mendes, Samuel Jimmy, Trevor McClung (EUA), Vinícius Costa da Silva, Yuri Facchini e Zion Wright (EUA).

O evento também contará com o rapper e streeteiro local L7NNON fazendo uma participação especial na pista na praia de Botafogo.

+ Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Cronograma 

Sábado (27/05): Playoffs, das 10h às 18h (horário de Brasília)

Domingo (28/05): Semis e Finais, das 10h às 12h (horário de Brasília)

A transmissão completa do evento acontece no perfil da Red Bull Brasil no TikTok. O Sportv2 também transmite as semifinais e finais no domingo (28). 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo