São Paulo

Reforço do São Paulo, Nikão teve melhor temporada da carreira em 2021

O meia-atacante Nikão está muito perto de ser anunciado pelo São Paulo, após reviravolta na negociação, que travou o acordo do jogador com o Internacional e colocou o tricolor paulista em vantagem na briga pela sua contratação. Nikão já se despediu do Athletico nas suas redes sociais e deve ser oficializado pelo time do Morumbi nos próximos dias.

Aos 29 anos, o atleta vive o melhor momento da sua carreira, após uma brilhante temporada em 2021. Com 11 gols, esse foi o ano mais artilheiro de Nikão, que pela primeira vez ultrapassou a barreira dos dez gols. O ano de 2020 é o segundo colocado na lista de artilharia do jogador, quando marcou nove vezes, empatado com um ótimo, porém curto momento no Vitória, quando também marcou nove gols e foi vice-artilheiro do Baianão.

Além dos gols, essa também foi a melhor temporada de Nikão em assistências: foram 12 no total, somando 23 participações diretas em gols. Com esses números, ele participou diretamente de quase 25% dos gols do Athletico no ano.

O melhor do jogador, no entanto, apareceu nas disputas da Copa Sul-Americana, que ele venceu por duas vezes pelo Furacão. Primeiro em 2018, quando anotou quatro gols e duas assistências em dez jogos, incluindo um gol contra o Fluminense, na semifinal e uma assistência no jogo de ida da final, contra o Junior Barranquilla.

Na temporada em questão, ele dividiu o protagonismo com artilheiro da conquista, Pablo, que por enquanto, caso não seja vendido ou emprestado, será companheiro de Nikão no São Paulo. O atacante marcou cinco gols no torneio, incluindo gols nos dois jogos da decisão e deu três assistências. Dos gols do camisa 12 são-paulino nos dois jogos da grande final, o primeiro contou com uma assistência do seu velho, porém novo companheiro de time.

Para saber tudo sobre o Futebol Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

No título de 2021, com Pablo em outra equipe, Nikão assumiu o papel principal no time e liderou a conquista do bicampeonato do torneio continental. Ele repetiu os quatro gols da temporada de 2018, mas dessa vez serviu os companheiros para marcarem em outras cinco ocasiões, somando nove participações diretas, mais de 40% dos gols da equipe na competição

Segundo o site TransferMarkt, Nikão aumentou em cerca de 13 vezes o seu valor de mercado desde que chegou ao Athlético. Contratado sem custos, em 2015, mas com valor de mercado estipulado em € 300 mil, segundo o site, o jogador atualmente está avaliado em cerca de € 4 milhões, de acordo com o portal. No entanto, nenhum clube lucrou financeiramente com o atleta, que deixa o Furacão após o fim do seu contrato.

Nikão tem um currículo longo de times e mesmo nas categorias de base passou por algumas equipes, como Palmeiras, Santos e chegou até passar no futebol russo e holandês, mas foi ter suas primeiras chances no profissional pelo Atlético-MG, em 2010. Emprestado pelo Galo, o jogador passou por Vitória, Bahia, Linense, Ponte Preta, América-MG e Ceará, até chegar no Athletico, em definitivo, com apenas 22 anos de idade.

Nikão deve assinar com o São Paulo por quatro temporadas e se juntar a lista de reforços, que já conta com o Rafinha e Alisson, ex-Grêmio, Jandrei, ex-Santos e Patrick, que estava no Internacional.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo